​Qual a melhor altura para instalar o varão?

Uma dúvida muito comum em relação às cortinas é sua altura ideal. Muitas pessoas têm facilidade de escolher a cor, o tipo de tecido e o varão mais adequado para as cortinas, mas não sua altura geral. E esse é uma questão que vai influenciar diretamente no visual do ambiente. Se o varão foi instalado […]

4 de novembro de 2020 0

Uma dúvida muito comum em relação às cortinas é sua altura ideal. Muitas pessoas têm facilidade de escolher a cor, o tipo de tecido e o varão mais adequado para as cortinas, mas não sua altura geral.

E esse é uma questão que vai influenciar diretamente no visual do ambiente.

Se o varão foi instalado muito perto da parte superior da janela, pode ser que a impressão geral seja de achatamento. Isso deixa o ambiente menor.

Para evitar cenários assim, é importante verificar a altura do pé direito da sua casa. Os apartamentos atuais, por exemplo, geralmente possuem altura em torno de 2,60m. Já as casas podem chegar a medidas maiores.

De regra geral, o ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Isso envolve também analisar a presença de franzimentos ou gomos nas cortinas, que podem dar uma sensação de maior volume e preenchimento.

Tudo isso vai importar na hora de instalar o varão. 

Ficou interessado em saber mais? Descubra a seguir como instalar o varão das suas cortinas na altura ideal!

Qual a altura ideal para colocar as cortinas?

Isso vai depender de alguns fatores específicos do ambiente.

Se o seu pé-direito for alto, o ideal é colocar o varão no meio da parte superior da janela e o teto. Isso trará uma sensação de maior amplitude e harmonia. 

Se o pé-direito não for muito alto, o ideal é colocar o varão a pelo menos 20 cm da parte superior da janela. 

Não se esqueça de analisar a altura das cortinas em relação ao chão. As pessoas tendem a associar cortinas longas com mais elegância, porém, se a cortina ficar arrastando no chão, vai acumular sujeira e até mesmo prejudicar a circulação. 

Por isso, é importante fazer a barra no comprimento certo e, caso precisar, ajustá-la de acordo com o novo local.

A altura ideal da cortina é aquela na qual ela apenas toca o chão e tem o caimento leve. Portanto, mantenha o arraste (a bainha extra) em no máximo 4 cm.

Já cortinas mais curtas são indicadas para ambientes que possuem algum móvel logo abaixo da janela. 

É o caso das cozinhas, quartos com mesa de estudos ou aparadores nas salas. No entanto, as cortinas mais curtas não devem ficar rentes à janela, pois isso causa a impressão de que a mesma encolheu ou está no tamanho errado.

Ao usar a cortina em toda a parede, o ambiente parece ser mais amplo. Nesse caso, a dica é instalar o varão da cortina o mais alto possível, atentando-se para a medida de 20cm aos lados da janela. 

Com essas dicas, você vai conseguir harmonizar qualquer ambiente com suas cortinas!

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219