Conheça os diferentes tipos de tecidos para sofá

Na hora de escolher um tecido para revestir seu sofá é comum surgirem dúvidas, afinal são várias opções com diferentes acabamentos, texturas e aplicações. Pensando nisso, nós, da Wiler-K, preparamos esse artigo com os diferentes tipos de tecidos disponíveis para o revestimento de estofados, confira:   Corino Corino é um tecido sintético com aparência de […]

4 de junho de 2019 0

Na hora de escolher um tecido para revestir seu sofá é comum surgirem dúvidas, afinal são várias opções com diferentes acabamentos, texturas e aplicações. Pensando nisso, nós, da Wiler-K, preparamos esse artigo com os diferentes tipos de tecidos disponíveis para o revestimento de estofados, confira:

 

Corino

Corino é um tecido sintético com aparência de couro, fabricado com uma base de PVC (Policloreto de Vinila) e forro de poliéster. Apresenta alta resistência e toque macio. É impermeável e antimofo.

O material pode ser usado para o revestimento de estofados em áreas internas e externas.

 

Courvin e Courvin Náutico 

O Courvin é um tipo de couro ecológico, com base em PVC e forro em poliéster. É indicado para revestimento de estofados em áreas internas e externas.

Já o Courvin Náutico, como o próprio nome já diz, é recomendado para estofamento de jet skis, lanchas e demais embarcações.

 

Suede

Suede é um tecido de poliéster com alta resistência à fricção e toque macio e acolhedor. Seu acabamento peletizado, também conhecido como lixado, gera uma camada aveludada que assemelha-se à camurça, sendo uma alternativa vegana.

O material conta com uma ampla cartela de cores disponíveis. Bastante prático e durável, possui uma boa resistência à manchas. Indica-se Suede para revestimento de móveis para área interna e na confecção de almofadas.

 

Veludo

O Veludo é um revestimento que pode ser feito a partir de diversas fibras, de origem natural ou sintética. Sua superfície é coberta por pelos navalhados e curtos que garantem um toque macio.

Pode receber diversos acabamentos, que interferem em sua nomenclatura, como o Veludo Molhado, que apresenta uma superfície com brilho diferenciado e bastante elegante. Já o Veludo Cotelê é mais estruturado e conta com linhas em relevo na sua superfície.

Recomenda-se usar o material para revestir sofás, poltronas e cadeiras para uso em área internas. Almofadas confeccionadas com o material também são bastante valorizadas.

 

Chenille

Chenille é um tecido semelhante ao veludo, com uma face felpuda que proporciona maciez e conforto. Pode ser produzido a partir de uma variedade de fibras como poliéster, algodão e viscose.

Em função da sua técnica produtiva e de acabamento, o aspecto deste produto com a incidência de luz em diferentes graus, proporciona um sombreamento ou o chamado “efeito manchado”.

Você encontra o Chenille em cores sólidas e belíssimos padrões estampados. O tecido deve ser utilizado apenas em áreas internas.

 

Jacquard

Jacquard é o nome dado a tecidos que possuem desenhos elaborados através do cruzamento entre fios na vertical (ordume) e horizontal (trama), montando e definindo os padrões desejados.

Podem ser utilizados fios de diversas cores e espessuras em sua produção. As padronagens mais comuns incluem florais, folhagens e elementos geométricos.

O material é bastante requintado e elegante, ficando ótimo em sofás, cadeiras e poltronas na área interna.

 

Gobelim

Gobelim é um tecido confeccionado utilizando maquinário Jacquard, com fios multicoloridos em cruzamento com fios claros e escuros, ocasionando o efeito de luz e sombra.

É um material clássico na decoração, que retrata a fauna e a flora. Pode ser usado na confecção de almofadas e no revestimento de móveis para uso em área interna. O Gobelim também é bastante utilizado na produção de tapetes.

 

Sarja

A Sarja é um tecido confeccionado 100% em algodão ou com um mix de algodão que apresenta estrias diagonais em sua superfície. O material conta com uma grande variedade de cores e tem um ótimo custo benefício.

Bastante resistente, o tecido é indicado para o revestimento de móveis da área interna ou na confecção de capas. A sarja absorve pouco o calor, mantendo um toque confortável em sua superfície.

 

Seda

A Seda é uma fibra de origem animal obtida a partir dos casulos do bicho da-seda. Trata-se de um filamento contínuo de proteína que resulta em produto resistente, macio e de alta qualidade.

O material é bastante apreciado pelo seu brilho sofisticado. Para o revestimento de móveis normalmente é combinado com outras fibras, como a viscose e o poliéster, para aumentar sua resistência.

Almofadas confeccionadas em Seda conferem um toque elegante a qualquer ambiente. Recomenda-se usar o material apenas em áreas internas.

 

Viscose

A Viscose é um tecido derivado de material celulósico que passa por alterações químicas e o transforma em fibras artificiais, que têm como características a maciez e a maleabilidade.

O material apresenta uma superfície com um brilho natural semelhante ao da seda. É um tecido de alto padrão, indicado para o revestimento de cadeiras, sofás e poltronas na área e interna e na confecção de almofadas.

 

Linho

O Linho é um material produzido com fibras naturais de origem vegetal. Apresenta uma superfície com textura rústica muito apreciada na decoração.

O tecido une resistência e conforto, sendo recomendado para revestimentos de móveis em área interna e almofadas.

 

Lona

A Lona é um tecido produzido com algodão, o que lhe faz ser pesado e “fechado”. Pode ter acabamento de peletização (lixado), proporcionando-lhe um toque macio.

Conta com uma ampla gama de cores e estampas, trazendo jovialidade e descontração aos ambientes. Pode ser usado para a confecção de capas e almofadas, assim como, no revestimento de móveis da área interna.

 

Tecidos Rústicos

São tecidos com aspecto natural que preservam o tom das fibras. Em alguns casos são planos como os linhos, em outros, a evolução das fibras lhe confere certa textura.

Comumente recebem acabamentos, como a lavagem amaciante, para adquirir toque agradável. Podem ser usados no revestimento de sofás, cadeiras e poltronas na área interna e na produção de almofadas.

 

Toldos e Ombrelones

Toldos e Ombrelones são tecidos sintéticos confeccionados em poliéster, com alta resistência e impermeáveis. São de fácil manutenção e secagem rápida com tratamento anti-bactericida. Recomendados para uso em áreas externas.

 

TNT

O TNT (Tecido não Tecido) é produzido a partir de fibras sintéticas ou naturais, desorientadas, que são aglomeradas e fixadas. É sustentável, biodegradável e preserva o meio ambiente.

O material é utilizado como forro para estofados e almofadas, sendo encontrado em diversas cores.

 

A Wiler-K é líder nacional da comercialização de tecidos para estofados e cortinas no atacado e varejo. Nossos designers estudam as tendências da decoração em feiras internacionais e desenvolvem coleções exclusivas, que são produzidas no Brasil e no exterior.

Em nosso portfólio você encontra tecidos para estofados, poltronas e almofadas decorativas e suprimentos para tapeçaria, tecidos para cortinas e acessórios, couro, papéis de parede, tapetes e artigos de cama, mesa e banho. Acesse nosso site e confira!