Diferentes‌ ‌tipos‌ ‌de‌ ‌papel‌ ‌de‌ ‌parede‌ ‌para‌ ‌banheiro‌

Os papéis de parede vêm dominando as casa e apartamentos modernos, mesmo em cômodos como cozinha e banheiro. O papel de parede vem conquistando fama de queridinho dos decoradores e arquitetos desde a década de 1970.  Uma ótima ideia de acabamento, ele pode ser utilizado inclusive em ambientes como banheiros e lavabos.  Hoje em dia, […]

25 de outubro de 2019 0

Os papéis de parede vêm dominando as casa e apartamentos modernos, mesmo em cômodos como cozinha e banheiro. O papel de parede vem conquistando fama de queridinho dos decoradores e arquitetos desde a década de 1970. 

Uma ótima ideia de acabamento, ele pode ser utilizado inclusive em ambientes como banheiros e lavabos. 

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão optando por esse elemento de ótimo custo-benefício e que pode tornar seu banheiro um dos ambientes mais ousados ou requintados da casa.

Não sabia que era possível colocar papel de parede nesse cômodo? Tem curiosidade para descobrir quais os melhores tipos de papel de parede para banheiro? 

Leia mais sobre essas questões em nosso post especial que irá trazer dicas fundamentais na hora de escolher esse tipo de acabamento para sua casa. 

 

É possível aplicar papel de parede no banheiro?

Sim! É completamente possível. O importante é entender que existe um determinado tipo específico para as demandas desse cômodo. É o papel de parede vinílico, ou seja, o tipo de papel de parede que é impermeável e resiste melhor à umidade do ambiente.

É um tipo de papel que ajuda a repaginar o ambiente e deixá-lo com a sua cara, sem correr o risco de estragos. Além disso, pode ser utilizado até no teto do banheiro. Isso é o sonho daqueles que sofrem com mofo acumulado no teto branco, por exemplo.

Deve-se prestar atenção, porém, no momento da instalação: o papel não deve ser aplicado por cima de infiltrações na parede. Isso inviabiliza o uso desse acabamento. 

O papel de parede vinílico não deve ser confundido com o vinilizado, que é o papel de parede comum. Esse segundo tipo corre altos riscos de estragar devido ao contato com água e umidade.

Já se o cômodo for um lavabo, esse tipo de papel de parede pode ser utilizado, desde que mantido longe de água direta. 

 

Os diferentes tipos de papel de parede ideais para banheiro

Com base no que você já sabe sobre o tipo de papel de parede ideal para utilizar no banheiro, podemos agora falar de estilo. Esse acabamento é o mais versátil quando se fala de aparência. 

Confira as tendências para aplicar o papel de parede perfeito no seu banheiro:

Estampas geométricas

Sempre trazem um ar moderno para o ambiente. No banheiro, não é diferente. Esse tipo de estampa é indicada para todos os estilos, pois pode ser mais marcante ou mais discreto.

Aposte sem medo no papel de parede com estampas geométricas, seja quadrados, triângulos ou algo mais abstrato. Tendência sempre!

Listras sutis

Se o seu banheiro ou lavabo tem um estilo mais clássico, o papel de parede mais indicado é o de listras verticais sutis. Com cores mais discretas, como cinza, bege e tons claros, esse tipo de padronagem traz uma mudança no ambiente sem pesar.

Combina muito bem com decorações românticas, como flores e quadros antigos.

Azulejo retrô

Todos sabemos que o estilo retrô está em alta. Os papéis de parede desse estilo também! Perfeito para o banheiro, o azulejo retrô oferece um visual mais clean e minimalista. Combina muito bem com uma decoração contemporânea, clássica ou com muitas plantas. 

Esse tipo de estampa, normalmente, fica entre o preto e branco, mas o formato pode variar. Atualmente, existem papéis de parede que imitam azulejos quadrados, redondos ou de formato mais complexo, cheio de curvas.

Imitando materiais

Uma das maiores tendências na decoração das paredes de banheiro é o papel de parede que imita materiais como couro, madeira e pedra. 

A aposta é chique e muito moderna, trazendo um elemento rústico ou contemporâneo para esse cômodo da casa.

Esse tipo de papel de parede combina muito bem com tons terrosos, preto e cinza. Uma dica é testar esse acabamento no box ou então no meio de uma parede. Isso faz com que a estampa tenha ainda mais destaque e o ambiente ganhe pontos na questão estilo.

Padrões clássicos

Outro tipo de papel de parede que é perfeito para banheiros e lavabos é o arabesco. Um tipo de padrão clássico, o arabesco remete ao classicismo e sofisticação. É indicado para ambientes requintados e não costumam ser acabamentos muito sutis. 

Outros padrões clássicos envolvem formas parecidas com os arabescos e que trazem o mesmo estilo sofisticado. 

Um dos cuidados é não pesar muito na decoração e cores chamativas do banheiro, visto que pode se tornar tudo muito exagerado.

Florais

Um clássico dos papéis de parede, o floral traz leveza e requinte para lavabos e banheiros. Quando aplicado em demasia, porém, pode vir a se confundir com a decoração do lugar. A dica é apostar em cores leves e discretas, bem como testar em uma ou duas paredes primeiro. 

As estampas florais combinam bem com ambientes mais clean, cerâmicas claras e discrição na decoração do banheiro.

Principais cores

As principais cores do papel de parede para banheiros e lavabos são clássicas e bem variadas. Tudo depende, é claro, do gosto e pretensão de estilo para essas peças.

Para quem irá manter a decoração mais clean e discreta, cores neutras como bege, branco, cinza, ocre e tons claros vai ajudar a manter o equilíbrio. Isso também pode ser contrastado com cores escuras, como preto e marrom.

Preto e branco são cores interessantes de serem combinadas no papel de parede do banheiro. Ambientes mais escuros estão em alta, assim como tons da terra e bastante elementos naturais. 

Os papéis que trazem elementos gráficos mais marcados podem se beneficiar de cores como rosa claro, verde claro, amarelo e azul. Não tenha medo de ousar! Só lembre de testar sua escolha primeiro em uma parede ou metade dela. Assim você terá uma noção de como irá ficar no final da aplicação.