Tendência de cores para tecido para 2020

A decoração de interiores também possui fases e tendências periódicas. No caso das cores, essas tendências mudam com uma frequência menor do que no mundo da moda, já que lida com cores de tintas, móveis e tecidos. Após um certo período apostando no minimalismo, arquitetos e designers começaram a apostar novamente nas cores vibrantes e […]

19 de fevereiro de 2020 0

A decoração de interiores também possui fases e tendências periódicas. No caso das cores, essas tendências mudam com uma frequência menor do que no mundo da moda, já que lida com cores de tintas, móveis e tecidos.

Após um certo período apostando no minimalismo, arquitetos e designers começaram a apostar novamente nas cores vibrantes e diferenciadas. Catálogos renomados, como Pantone, Sherwin-Williams e IKEA trazem alguns tons que tomarão conta dos ambientes em 2020.

Quer ficar por dentro das tendências de cores para tecido de 2020? Confira nosso post e fique atualizado!

As cores tendência para 2020

1. Menta claro (Neo Mint)

O tom menta claro, ou “novo menta”, é nova tendência para tecidos e móveis em 2020. O tom é suave e contemporâneo, evocando pureza e sensibilidade. Pode ser combinada com plantas e elementos artesanais ou geométricos, que também andam com força total.

O menta claro pode aparecer das paredes ou decoração de qualquer ambiente, combinado com cores mais neutras (como branco, cinza e preto) ou mais ousadas (laranja, verde escuro ou até rosa).

2. Azul claro (Purist Blue)

Outro tom mais pastel que será tendência para 2020 é o azul “purista”, um azul mais claro, sóbrio e que mistura verde e cinza para ser criado. 

O tom também é muito contemporâneo e funciona em salas, quartos e até cozinhas mais modernas. Quando aplicado nos tecidos, ganha bastante sofisticação se combinado com dourado, cobre e tons terrosos.

3. Cassis

Uma cor tendência para detalhes, veludos e cortinas é o cassis, uma mistura dramática de roxo e rosa. O tom traz um ar de classicismo e pode aparecer tanto em decorações mais vintage como mais modernas. Dependendo da abertura da cor, ela pode aparecer nas paredes como elemento de choque.

4. Cantaloupe 

Outro tom que será tendência em 2020 é o “cantaloupe”, um tom alaranjado leitoso que lembra o salmão. É uma cor muito leve e bonita de ser utilizada em mantas, almofadas e pufes. 

Assim como as outras cores tendência, esse tom pode ser utilizado tanto em conjunto com cores neutras como vibrantes, oferecendo um visual muito despojado para os ambientes.

5. Tons terrosos

A dica é da Pantone: serão tendências tons que evocam a natureza, como marrons, mostarda, ocre e terracota. Combinando com outras cores da moda, como menta claro e cantaloupe, os tons terrosos podem aparecer nos estofados da sala, nas cortinas da cozinha e nos vários detalhes espalhados pela casa.

Outro local que recebe muito bem esse tipo de cor é o cantinho verde, seja um local com mais vasos ou mesmo um jardim interno. Se for apostar nessa tendência, evite versões muito abertas das cores. 

6. Cores vibrantes

Na paleta da Sherwin-Williams para 2020, as cores vibrantes tomam o centro. Essa característica aparece também nos tecidos: seja do sofá, poltronas, mantas ou até mesmo papéis de parede, cores como azul marinho, azul royal, roxo vibrante, laranja e outros tons saturados estão em alta.

Se você quer seguir essa tendência, a dica é começar pelos detalhes, como almofadas, pufes e móveis externos revestidos.

Como utilizar as tendências para decoração de 2020

Agora que você conhece as principais cores de tecidos que serão tendência em 2020, que tal se ligar em algumas dicas de como utilizá-las? Saiba como melhor dosar as cores e fazer uma melhor separação entre os ambientes. Acompanhe!

Aposte no monocromático

A tendência de cores monocromáticas na moda também respinga para as tendências dos tecidos de decoração. De acordo com o catálogo da IKEA, a ideia é combinar as cores da parede e da mobília, almofadas ou cortinas. 

Apostando em uma ou duas cores principais, você pode combinar as cores dos conjuntos de sofá, poltrona e pufe, por exemplo. Ou então, apostar em mantas e revestimentos de tecido em móveis para fazer um só tom reinar no quarto do casal.

É uma tendência ousada que pode trazer mais modernidade para sua casa.

Mais detalhes: almofadas, xales e tapetes

Já que as cores diferentes estão com tudo, vale a pena investir nos detalhes decorativos que envolvem tecidos. Nisso, entram xales, mantas, tapetes de todos os estilos e almofadas.

Almofadas, por exemplo, são muito versáteis em questão de cores e tecidos. Você pode utilizá-las em quase todos os ambientes da casa, tanto internos quanto externos.

Além destes detalhes, as cores podem aparecer nas luminárias revestidas. Já pensou em revestir uma ou algumas luminárias com as cores tendência? Pode ser um ótimo começo para uma renovação de interiores.

Papéis de parede modernos

Uma ótima ideia para utilizar as cores tendência para 2020 é no papel de parede dos ambientes. Um lavabo, por exemplo, pode muito bem receber cores claras e terrosas. Já o hall de entrada pode ser revestido de cores mais vibrantes. O que vale é a imaginação.

Estampas disruptivas

Outra tendência interessante que envolve as cores são as estampas e padronagens. Exemplos de tendências são listras, padrões geométricos, listras offset e outras estampas “conflitantes”. 

Esse estilo pode aparecer em almofadas, tapetes e até mesmo xales em cima dos móveis. Esse tipo de estampa combina tanto com as cores vibrantes quanto com as mais claras, como o menta claro ou azul claro.