Tapetes para banheiro e os benefícios que vão além da decoração

A presença de tapetes no seu banheiro não é interessante somente para uma decoração estilosa. Questões como conforto, segurança e limpeza também estão relacionadas a essa peça tão discreta, mas necessária. Além de proteger os pés do frio ao sair do box, os tapetes de banheiro podem oferecer segurança contra o piso escorregadio, comum a […]

12 de julho de 2019 1

A presença de tapetes no seu banheiro não é interessante somente para uma decoração estilosa. Questões como conforto, segurança e limpeza também estão relacionadas a essa peça tão discreta, mas necessária.

Além de proteger os pés do frio ao sair do box, os tapetes de banheiro podem oferecer segurança contra o piso escorregadio, comum a esse ambiente da casa.

O tapete também pode ser um aliado na hora de combater a sujeira no chão, sendo um objeto fácil de limpar que protege o piso de manchas e respingos.

Para escolher o tipo ideal de tapete para banheiro, é preciso levar em consideração alguns fatores, como tamanho, modelo e local de colocação. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar na escolha do seu tapete para banheiro. Leia a seguir:

 

Dicas para escolher o tapete ideal para o seu banheiro

 

Tapete precisa ser sinônimo de segurança

Um dos detalhes mais importantes dos tapetes colocados em banheiros é que esses precisam ter proteção antiderrapante. Uma espécie de cola na parte inferior, o antiderrapante impede que o tapete se mova, promovendo acidentes.

Outro fator é prestar atenção na textura: tapetes felpudos ou muito finos podem ser perigosos, pois são fáceis de escorregar ou prender no sapato. Outra ideia é apostar em tapetes emborrachados, aliados no cuidado com crianças ou idosos.

Também macios, esse modelo de tapete pode ajudar o idoso em movimentos mais vulneráveis, como sair e entrar do banho, por exemplo. Pode também proteger o corpo no evento de uma queda.

Na hora de escolher seu tapete, lembre-se de que precisa manter os pés longe do frio do piso, evitando o contato direto com pisos de temperaturas mais baixas. O tapete deve agir como um isolante térmico. Portanto, pense na sua saúde também.

 

Onde colocar tapetes no banheiro?

É fundamental escolher um local que não atrapalhe a área de circulação do banheiro. Não é interessante também deixar o tapete com dobras, pois isso pode ser perigoso e não ajuda na decoração do ambiente.

Prefira manter os tapetes perto do box, banheira ou pia para evitar respingos de água no chão. Esse local também necessita de modelos de tapete macios e antiderrapantes.

Se preferir um jogo de tapetes, é possível distribuí-los em frente ao vaso sanitário, pia e box, por exemplo. Essa opção é interessante para pisos frios e decorações mais clean, que aceitam modelos de tapetes mais ousados e chamativos.

Melhores materiais para tapetes de banheiro

Quando escolhemos tapetes para a área do banheiro, é preciso pensar em durabilidade e resistência. Materiais sintéticos e emborrachados são campeões no quesito limpeza. Normalmente, essas peças podem ser lavadas frequentemente e não acumulam tanto pó.

Materiais como poliéster, por exemplo, secam rápido e tornam-se ideais para tapetes que podem receber pingos pós-banho.

Já os tapetes de algodão e ultramacios são ideais para quem quer conforto e calor nos pés. Só é necessário prestar atenção à umidade desse ambiente, pois alguns tecidos possuem mais facilidade para mofo.

 

Preservando seu tapete de banheiro

O tapetes de banheiro são lindos e confortáveis, mas sem uma limpeza frequente podem se tornar verdadeiras colônias de bactérias e sujeira. Por isso, uma boa dica é higienizar seu tapete a cada 15 ou 30 dias, dependendo do material e da presença de crianças ou animais.

Lembre-se de aspirar o pó ou batê-los num ambiente externo. Isso elimina também os cabelos e pequenas impurezas de tapetes mais felpudos.

Alguns tapetes podem ser lavados na máquina, desde que indicados pelo fabricante ou na etiqueta. Nesse caso, opte por lavá-lo em água quente para acabar com bactérias e qualquer indício de mofo.

Outra opção segura para higienizar os tapetes do seu banheiro é lavá-los em lavanderias especializadas.

 

Tapetes no banheiro: aliados na decoração

Modelos

Existem vários tipos de tapetes para banheiro que deixam o ambiente confortável e respeitam a decoração da sua casa. Os mais comuns são retangulares, quadrados e ovais.

A sua escolha vai depender muito do espaço do seu banheiro, assim como os móveis que você dispõe.

Possui uma bancada longa com pia e espelho? Aposte na passadeira, um modelo de tapete comprido que pode seguir o formato da sua bancada. Essa é uma opção elegante para decorar um ambiente um pouco maior.

Já ambientes menores podem se beneficiar de um tapete com encaixe para pia ou vaso sanitário, por exemplo. Só cuide com o tamanho dos móveis para que tudo se encaixe corretamente.

 

Cores e Estilos

Às vezes, o tapete para banheiro acaba sendo uma peça de cores neutras, mais útil do que decorativa. Sem problemas! Aposte em tons de bege, branco, cinza e cores pálidas para uma opção curinga e versátil.

Mas no caso de criar um contraste no ambiente, tapetes coloridos podem fazer toda a diferença. Quebre as expectativas e escolha um tapete (ou jogo de tapetes) vermelho, roxo, preto ou qualquer outra cor vibrante. Essa é uma estratégia para trazer mais vida ao seu banheiro.

Outra tendência muito atual são as estampas geométricas e orientais, que combinam com muitos estilos decorativos.

Também é interessante prestar atenção em materiais alternativos, como bambu, esteira e até rolhas. Essa escolha vai deixar o ambiente com um visual mais rústico e combina com quase todos os tons de decoração.