Tecidos para sofá ideais para quem tem animal de estimação

Ter um animal doméstico é sinônimo de alegria, mas pode também significar acidentes com os móveis da casa e certa desordem. Nesse cenário, alguns bichinhos, como cachorros e gatos, adoram sentar ao seu lado no sofá da sala. Muitas vezes, porém, nossos melhores amigos podem acabar sujando ou causando danos aos tecidos, se esses não […]

19 de julho de 2019 2

Ter um animal doméstico é sinônimo de alegria, mas pode também significar acidentes com os móveis da casa e certa desordem.

Nesse cenário, alguns bichinhos, como cachorros e gatos, adoram sentar ao seu lado no sofá da sala. Muitas vezes, porém, nossos melhores amigos podem acabar sujando ou causando danos aos tecidos, se esses não forem muito resistentes.

Se identificou? Tem um animal de estimação em casa e está preocupado com os estragos no sofá?

Não se preocupe. Existem, atualmente, muitas opções de tecidos para sofá e poltronas bem resistentes a garras, odores fortes e manchas de terra.

Para ajudar a escolher o tecido ideal para seu sofá de maneira segura e que combine com a sua decoração, preparamos algumas dicas. Confira a seguir.

 

Dicas para escolher um tecido resistente para o seu sofá

Pensando nos bichinhos que vivem com você, é interessante que você escolha tecidos resistentes e laváveis. A boa notícia é que muitos fabricantes de tecido já sabem desse desafio e possuem linhas de tecidos fáceis de limpar ou que não rasgam com tanta facilidade.

Além disso, existem muitas opções de tecidos impermeáveis no mercado. Esses são ideais para quem convive tanto com pets quanto com crianças, pois é bem resistente a manchas líquidas ou de comida.

Contudo, pode ser que o tecido de sua escolha não seja totalmente impermeável. Nesses casos, é uma boa ideia pensar num produto impermeabilizante posterior.

Outra estratégia é escolher tecidos com a tonalidade parecida com o pelo dos seus animais de estimação. Assim, fica fácil de disfarçar a troca de pelos até a próxima faxina.

Separamos, a seguir, uma lista de tecidos versáteis e resistentes para que seu sofá sobreviva ao convívio com animais de estimação.

Tecidos ideais para compartilhar seu sofá com seus animais de estimação

 

Couro Sintético

Um tecido prático e fácil de limpar, o couro sintético é uma ótima opção para quem tem animais de estimação. Assim como o couro natural, o sintético está disponível numa variedade de cores e estilo, sendo versátil e discreto.

É indicado para quem tem pets em razão de sua alta resistência a odores e acumulação de pó.

Para limpar, basta passar um pano úmido seguido de um pano seco ou utilizar um aspirador de pó. O único cuidado maior é em relação a exposição solar: esse tipo de tecido não tolera muito bem o calor e sol direto.

 

Suedes e ultrasuedes

Esse tipo de tecido é muito estiloso e combina com sofás, poltronas e revestimento de cadeira. Com base de poliéster, os suedes e ultrasuedes apresentam um toque macio parecido com a camurça. São muito resistentes a estragos que caninos e felinos podem fazer.

Não sofrem com desfiado nem retenção de odores, aceitando uma limpeza rápida casa ocorra algum acidente. É necessário, porém, utilizar uma lavagem especializada a seco.

O suede é um dos tecidos mais indicados para uma decoração de alto padrão que precisa também sobreviver à manchas e acidentes domésticos.

 

Veludo

Surpreso ao ver o veludo na lista? Pois saiba que, mesmo sendo muito sofisticado, o veludo é um tecido muito resistente aos possíveis arranhões causados por felinos. Disponível em diversas cores e acabamentos, é possível utilizá-lo nesses casos, pela resistência.

Além disso, se utilizado em cores mais escuras, algumas manchinhas podem ficar muito discretas se não forem retiradas. Pode ser aspirado e precisa ser bem seco em caso de acidentes líquidos. Quando envolver manchas, o ideal é enviar a um local especializado.

 

Tecidos impermeáveis

São opções ideais para casas com animais, pois conseguem repelir a água com muita eficácia. Em adição, possuem a trama mais fechada, oferecendo maior proteção contra as garras afiadas dos animais de estimação.

Perfeitos para locais externos, os tecidos impermeáveis podem ser utilizados também no revestimento de sofás, poltronas e até da parede. A impermeabilização ajuda para não penetrar o xixi rapidamente. Diga adeus às manchas de xixi!