Como remover papel de parede de forma eficiente

Você apostou no papel de parede como uma forma de renovar seu ambiente e transformar a decoração? Com certeza tomou um dos caminhos mais práticos para isso, visto que esse elemento é moderno e fácil de manusear. Contudo, se você planeja remover o papel de parede para trocá-lo ou utilizar outro material nas paredes, é […]

18 de fevereiro de 2020 0

Você apostou no papel de parede como uma forma de renovar seu ambiente e transformar a decoração? Com certeza tomou um dos caminhos mais práticos para isso, visto que esse elemento é moderno e fácil de manusear.

Contudo, se você planeja remover o papel de parede para trocá-lo ou utilizar outro material nas paredes, é importante saber fazer isso da maneira mais eficiente. Caso contrário, pode passar horas lixando e lutando contra os teimosos pedacinhos de papel.

Para que isso não aconteça, separamos várias dicas e métodos que vão te ajudar nessa empreitada. Antes de começar, saiba que não é um processo difícil, mas pode ser demorado. 

Isso irá depender do tamanho do ambiente e do material do próprio papel. Os de adesivo e removíveis são muito mais fáceis de serem retirados. Já os tradicionais podem demorar mais e demandam mais esforço.

Ainda assim, pode ficar tranquilo, pois vamos te ajudar a remover o papel de parede do jeito mais eficaz. Pronto para colocar a mão na massa? Siga conosco.

Antes de começar

A primeira coisa que você deve saber é que remover papéis de parede pode demorar algumas horas. Portanto, a melhor coisa a se fazer é separar um dia para isso, como finais de semana ou dia de folga.

Você também irá precisar de bastante luz natural, pois retirar o papel da parede irá envolver líquidos e será necessário desligar o disjuntor do ambiente. Isso vai trazer mais segurança a você e ao sistema elétrico. Além disso, é indispensável proteger interruptores e tomadas com papel e fita crepe. 

É aí que a luz natural vai ajudar. É bom saber que a parede pode molhar, portanto, tenha certeza do tipo de parede que você possui em casa. A maioria das paredes é feita de gesso, ou drywall. Esse é um material bastante resistente à água, então você não terá grandes problemas ao usá-la.

Já as paredes de gesso acartonado são menos duráveis e não resistem bem à água. Nesse caso, é melhor ter acesso a um vaporizador, um aparelho à base de vapor destinado à remoção de papel de parede.

Outro passo antes de começar é afastar os móveis das paredes. Além disso, cubra o piso e móveis para que não sejam vítimas de respingos. 

Finalmente, observe seu papel de parede e veja se ele é impermeável. Se for, será necessário fazer furos ou cortes nele para que a água consiga passar e amolecer o papel.

Tenha esses materiais em mão para remover o papel de parede:

  • Espátula de plástico
  • Rolo de pintura (para alcançar toda a parede)
  • Bandeja de pintura ou balde

Agora é só conferir os métodos que trouxemos e escolher o que mais adequado para você.

Métodos para remover papel de parede

Durante a remoção, pode ser que o papel rasgue em tiras. Para continuar, é só puxar do local onde ele partiu. 

Se o seu papel de parede é removível, apenas encontre uma ponta solta e comece a puxar. O material deverá sair bem facilmente. Se o seu papel de parede é daqueles tradicionais, siga algum dos métodos a seguir:

1.Como remover papel de parede com água

A maneira mais fácil e simples de remover o papel da parede é com água. Encha o balde com água quente e utilize o rolo de pintura para encharcar a parede. Espere até o material amolecer e utilize a espátula para retirar as folhas de baixo para cima.

Pode ser necessário utilizar a espátula para raspar algumas áreas bem grudadas à parede. Por isso mesmo uma espátula de plástico é a mais indicada, já que as chances de riscar o gesso são bem menores.

2. Como remover papel de parede com vinagre

Você também pode lançar mão do vinagre como removedor do papel de parede. No mesmo esquema do método anterior, adicione vinagre à água quente. A proporção é de 1/5 de vinagre e 4/5 de água. 

Utilize o rolo de pintura para passar a solução na parede até amolecer o papel e a cola. Após remover o papel, deixe as portas e janelas abertas para que o cheiro de vinagre se dissipe.

3. Como remover papel de parede com amaciante

Outra variação contém amaciante de roupa misturado à água quente. A proporção é de 1/4 de amaciante para 3/4 de água. Assim como nos outros métodos, aplique sobre a parede com o rolo de pintura, deixando de molho por alguns minutos. 

Use a espátula para retirar o papel também de baixo para cima.

4. Como retirar a cola do papel de parede com detergente

Depois de você remover o papel de parede com algum desses métodos, você precisará retirar o excesso de cola da parede. Para isso, utilize uma mistura de água quente e detergente, passando na parede com uma esponja.

Por fim, passe um pano úmido na parede e deixe secar. Pronto! Agora você pode deixar sua casa do jeito que quiser, com uma novo papel de parede ou cor de tinta.