Aprenda como reformar seu sofá gastando pouco

Com o passar do tempo é normal notarmos que nossos móveis já não estão na sua melhor forma. Arranhões, danos e manchas começam a surgir e com essas ocorrências vem a dúvida: vale mais a pena reformar o sofá ou comprar um novo? Quando consideramos os serviços profissionais de uma empresa, o custo de reforma […]

3 de novembro de 2020 0

Com o passar do tempo é normal notarmos que nossos móveis já não estão na sua melhor forma. Arranhões, danos e manchas começam a surgir e com essas ocorrências vem a dúvida: vale mais a pena reformar o sofá ou comprar um novo?

Quando consideramos os serviços profissionais de uma empresa, o custo de reforma às vezes pode ser elevado, levando você a considerar a aquisição de um novo móvel. Essa é uma opção, mas você já considerou reformar o seu sofá em casa?

Com pouco dinheiro e alguns passos práticos é possível fazer uma reforma de primeira e sem a ajuda de ninguém mais! Quer saber como? Acompanhe algumas dicas para reformar o seu sofá gastando pouco e sem sair de casa.

Como saber se vale a pena reformar o meu sofá?

É claro que nem todos os danos são fáceis de resolver, mas a maioria deles demanda apenas pequenas reformas. Por isso antes de mais nada é preciso analisar o estado do sofá e suas necessidades.

 

Quando o assunto é troca de tecido, a resposta é fácil: você pode reformar o sofá em casa e sem qualquer problema. A questão é que nem sempre a demanda é essa. Volta e meia sofás precisam da troca de molas e espuma, por exemplo. Neste caso, procure um profissional.

 

Considere também outras necessidades que podem ser melhor resolvidas por empresas especializadas. Alguns exemplos são: lavagens e impermeabilização do tecido, principalmente quando lidamos com manchas profundas e de difícil solução.

 

A reforma também não serve apenas para solucionar problemas. Ao reformar o seu sofá você tem a oportunidade de optar por novas estampas e cores. Sem contar nos diferentes outros tipos de tecido que você pode escolher para o seu sofá, alguns inclusive fáceis de limpar.

Aqui também entra a questão da estrutura do móvel. A maioria dos sofás mais populares costumam ser feitos de materiais de menor qualidade. Muitas vezes, dependendo do dano, não vale muito a pena reformar, dada a qualidade da estrutura.

É válido salientar isso para que você entenda que às vezes vai compensar o investimento em um novo sofá. Isso é uma exceção, pois normalmente a reforma em casa é uma forma de economizar e testar suas habilidades manuais com muita criatividade!.

7 Passos para reformar o seu sofá gastando pouco

 

Para você entender como é simples reformar o seu sofá, vamos dar algumas dicas em um passo a passo bem didático. Quer reformar o seu sofá e não sabe por onde começar? Inspire-se nas informações abaixo!

Com apenas cola de sapateiro e tecidos para estofado (a sua escolha), você consegue reformar um sofá gastando menos de R$ 100 reais. O valor investido pode ser inclusive menor dependendo da escolha do tecido e do tamanho do sofá.

  1. Estudo do tecido

Primeiro, é preciso fazer um estudo minucioso do tecido em relação ao espaço total do sofá. Se você estiver utilizando um tecido estampado, é preciso cuidar da questão do alinhamento em todos os ângulos, bem como assento, encosto e braços.

      2. Acompanhar costuras e emendas

Para que não haja nenhum problema nas costuras e emendas do sofá, certifique-se que sobre um pedaço considerável de tecido nessas áreas.

       3. Passando a cola

Agora que você atentou aos ângulos é hora de passar a cola. Retire o tecido do sofá e passe a cola com um pincel. Muita atenção nos cantos, principalmente lá no fundo! Passe uma boa quantidade de cola principalmente nessas áreas mais difíceis.

Não esqueça de passar cola pelo assento, encosto e braço também. Cuidado para não encharcar, pois isso pode danificar o tecido na hora de colocá-lo. Deixe a cola secar por 5 a 10 minutos.

      4. Colocando o tecido

É a vez de colocar o tecido com sobra suficiente para fazer o acabamento depois. Aqui é muito melhor que sobre, uma vez que é mais fácil cortar o excesso caso seja necessário.

     5. Deixando o tecido liso e sem pregas

Não basta colocar, é preciso se certificar que o tecido estará liso e sem pregas. Para isso, vamos lançar algumas dicas fáceis na hora da aplicação. Utilize a mão direita para o lado direito do sofá e a esquerda para o lado esquerdo.

A ideia é empurrar o tecido até o final da espuma, correndo com os dedos de uma extremidade à outra, impedindo que o mesmo fique torto. É importante o cuidado e atenção aos detalhes nesse processo.

       6. Cortando as sobras

Para cortar apropriadamente as sobras para o acabamento, utilize uma caneta ou lápis, marcando sempre o local exato da costura do sofá. Deixe de 2 a 3 dedos de sobras do tecido para fazer o acabamento.

       7. Finalizando

Depois de passar cola no tecido e deixar secar de 5 a 10 minutos, está na hora de finalizar o processo, dobrando as sobras do tecido e conferindo acabamento ao seu sofá.

Cuidados na hora de reformar o sofá

Para não restar dúvidas, elencamos aqui alguns cuidados para você levar em conta sempre que pensar em reformar o seu sofá:

  • Fique atento ao tecido ideal, pois ele será esticado durante o processo de revestimento. Ele precisa ser forte.
  • Deixe algumas marcas nos locais da costura, isso vai facilitar o processo depois.
  • É válido também retirar a espuma antiga do sofá e substituir por uma nova.
  • Use uma máquina de costura para maior precisão, retirando os alfinetes durante o processo.

Com isso tudo em mente, é possível começar sua reforma hoje mesmo e ter um sofá praticamente novo sem gastar tanto com isso!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219