O papel de parede é um revestimento que faz toda a diferença na hora de mudar a aparência de um cômodo. Algumas pessoas ficam receosas sobre como aplicar o papel de parede em casa sem ajuda de um profissional.
Mas temos uma boa notícia! Aplicar papel de parede não é uma tarefa tão difícil, você mesmo pode fazer, economizando no custo da mão de obra. Pensando nisso, nós da Wiler-K, preparamos esse artigo com dicas de como você aplicar papel de parede em casa, confira:
Papel de parede tradicional x Papel de parede adesivo
Hoje você encontra no mercado, além do papel de parede tradicional, que exige a aplicação de cola, também o papel de parede autoadesivo, que já vem com a cola aplicada.
Ambos oferecem um ótimo resultado final, sendo a opção por um ou por outro uma questão de preferência do consumidor.
O papel de parede tradicional conta com uma maior variedade de acabamentos, cores e estampas que o papel de parede autoadesivo. Sendo uma boa opção para quem busca um visual mais personalizado.
Papel de parede vinílico
A superfície vinílica mantém o papel de parede protegido contra a sujeira. Pode ser facilmente limpo com um pano úmido com detergente neutro.
O papel de parede vinílico é o mais indicado para ambientes com bastante tráfego e que necessitam de limpeza regular, como o quarto das crianças. É o papel de parede ideal para uso em lavado e cozinhas. Na cozinha deve ser aplicado longe do fogão.
A camada protetora proporciona maior longevidade ao produto, proporcionando um acabamento sofisticado que se mantém bonito por muito mais tempo.
Calculando a metragem do papel de parede
O rendimento do papel de parede depende da metragem do rolo que está sendo comercializado. A maioria dos rolos tem 53 centímetros de largura por 10 metros de comprimento, com rendimento aproximado de quatro metros quadrados.
Para calcular quantos rolos você precisa, meça a largura e a altura da parede que pretende revestir e multiplique as medidas. O resultado será a área da parede. Dividindo a área da parede pela área de rendimento do rolo você obterá a quantidade adequada de papel de parede.
Como o papel de parede pode apresentar variações de um lote para o outro, recomenda-se calcular as medidas da área a ser aplicada contando com as perdas para junção das estampas. Evitando, assim, uma compra posterior de lotes diferentes.
Passo a passo colocação de papel de parede
Materiais Necessários
- Papel de parede
- Tesoura
- Estilete
- Pano Seco
- Pano úmido
- Fita métrica
- Cola em pó para papel de parede
- Balde
- Água
- Rolo de pintura
- Espátula de Silicone
- Escada
Passo 1
Limpe a parede com um pano úmido e deixe secar naturalmente. Use uma lixa para igualar eventuais imperfeições que podem afetar a aderência do papel. Retire a tampa das tomadas e interruptores.
Passo 2
Corte o papel de parede de acordo com as medidas da área a ser aplicada. Deixe uma sobra de cerca de dez centímetros no teto e no rodapé para acabamento.
Passo 3
Misture a cola em pó com a água em um balde, seguindo as instruções da embalagem. Passe a cola de forma abundante do centro para as bordas da parte traseira do papel com o rolo de pintura. Dobre o papel de parede juntando as bordas. Aplique mais uma camada de cola, novamente do centro para as bordas.
Passo 4
Inicie a aplicação do papel de parede pelo teto, descendo com cuidado até o chão, desenrolando o rolo delicadamente. Verifique se a folha aplicada não está torta. Repita o processo até cobrir a área desejada. O papel de parede deverá ser aplicado passando por cima das tomadas e interruptores.
Passo 5
Passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Eventuais bolhas podem ser eliminadas com a ajuda da espátula. Caso sejam persistentes, faça um pequeno furo com um alfinete ou com a ponta de uma agulha e use a espátula para retirar o ar.
Passo 6
Pressione firmemente as pontas do papel de parede com a espátula dobrando os excessos. Corte as sobras com o estilete e puxe a rebarba com as mãos. Faça esse processo com calma, para evitar rasgos..
Passo 7
Espere o papel de parede secar completamente para fazer o acabamento nas tomadas e interruptores. Faça um corte em formato de cruz na área da tomada com cuidado. Corte o excesso de papel com o estilete e recoloque a tampa.
Pronto, viu como foi fácil?
Agora que você aprendeu como aplicar papel de parede em casa, que tal conferir a seleção exclusiva da Wiler-K com as melhores cores, estampas e acabamentos!
Arabesco
Arabescos são uma estampa bastante tradicional na moda e na decoração. Os desenhos são formados pela repetição de padrões lineares e geométricos. Pode contar também com desenhos de flores, frutas e folhagens.
Floral
Uma padronagem clássica que nunca sai de moda! Empresta um toque romântico e delicado à decoração com fundo claro e flores mas miúdas. Quando o fundo é mais escuro e as flores são maiores o resultado é um ambiente mais moderno e requintado.
Listrado
Uma das estampas mais versáteis, com opções na horizontal ou vertical, em listras finas ou grossas, nas mais diversas combinações de cores. O papel de parede perfeito para quem busca uma decoração em estilo clássico.
A Wiler-K é líder nacional da comercialização de tecidos para estofados e cortinas no atacado e varejo. Nossos designers estudam as tendências da decoração em feiras internacionais e desenvolvem coleções exclusivas, que são produzidas no Brasil e no exterior.
Em nosso portfólio você encontra tecidos para estofados, poltronas e almofadas decorativas e suprimentos para tapeçaria, tecidos para cortinas e acessórios, couro, papéis de parede, tapetes e artigos de cama, mesa e banho. Acesse nosso site e confira!