Como decorar a mesa posta para um almoço com os amigos

Uma mesa bem decorada é um dos destaques de grandes comemorações importantes, mas não precisa ser deixada de lado no caso de encontros mais íntimos. Afinal, ela faz toda a diferença na hora de receber amigos e familiares. A mesa posta, nada mais é do que o ato de organizar elementos na mesa, como pratos, […]

12 de abril de 2021 0

Uma mesa bem decorada é um dos destaques de grandes comemorações importantes, mas não precisa ser deixada de lado no caso de encontros mais íntimos. Afinal, ela faz toda a diferença na hora de receber amigos e familiares.

A mesa posta, nada mais é do que o ato de organizar elementos na mesa, como pratos, talheres e copos, com o objetivo de apresentar uma refeição como os seus convidados merecem.

Para isso, ela deve contar com alguns itens essenciais. Assim será possível criar um clima charmoso, organizado e demonstrar capricho e carinho com os seus convidados.

Para fazer bonito na recepção dos seus convidados, confira algumas dicas de como criar uma mesa posta elegante e bonita para enriquecer momentos especiais:

Os itens que não podem faltar na mesa posta

Alguns itens são super importantes para garantir que não falte nada na hora da refeição, mas de modo geral, alguns itens são coringas e sempre serão utilizados. Confira na lista abaixo, os itens indispensáveis para uma mesa posta bem caprichada:

– Talheres

Os talheres são um exemplo prático de que os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença quando são pensados com carinho.

Para começar, você pode montar um conjunto simples, composto por facas, garfos e colheres. Depois, aos poucos, vá inserindo outros elementos até completar seu jogo de talheres. 

Ah, não se esqueça que aqui, as conchas e pegadores também fazem parte da decoração. É interessante investir em talheres de cor neutra, sendo os prateados ou dourados as melhores pedidas.

– Pratos 

Estrela principal das refeições, os pratos sempre farão um contraste com a roupa da mesa posta. 

Para um efeito mais interessante, a dica é investir em modelos produzidos a partir de cerâmica ou porcelana, elas podem ser de cores neutras como o branco e até mesmo o preto com detalhes em dourado, transmitindo um visual refinado.

Após a escolha da louça, é preciso organizá-las na ordem certa. Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal.

– Guardanapos

Nem sempre o guardanapo foi um artigo básico e imprescindível nas mesas. Inventado por Leonardo da Vinci em 1491, os guardanapos fazem cada vez mais sucesso nas decorações de mesa posta.

Esse item carrega uma proposta funcional e deve ser usado, de preferência, em tecido. Algodão e linho são os principais, mas você ainda pode encontrar versões em Oxford ou tricoline. O anel para envolver o pano dá o toque final na decoração.

– Taças e copos

Não há dúvidas de que os copos e taças trazem elegância. Mas cuidado, por aqui há uma regra básica: os copos devem ser utilizados apenas para os sucos. Já as taças são ótimas para água, vinho e drinques diversos. 

Mesmo em um momento mais descontraído com os amigos, se quiser garantir requinte, as opções transparentes de cristal não podem faltar. Por outro lado, as versões coloridas reforçam o tom moderno e descontraído, só tome cuidado para não trazer muita informação à mesa.

– Toalha de mesa

A toalha é um item extremamente importante na mesa posta. É ela quem protege a mesa e quem será o contraste para todos os outros elementos da refeição. 

Ainda que simples, as toalhas ajudam a adicionar um toque de personalidade no espaço pela diversidade de cores, tamanhos e tecidos. Invista em tecidos nobres como os compostos por linho e algodão, as cores claras são as mais indicadas

Em média, as sobras de tecido costumam ficar entre 15 e 20 cm além das margens da mesa.

– Sousplat

Caso você opte ou não por usar a toalha de mesa, o sousplat (leia suplá) é sempre perfeito. Itens obrigatórios, eles são super práticos e versáteis, além de darem um toque super especial à decoração. 

Outra de suas vantagens, é que o sousplat evita que o prato quente danifique o seu móvel, ainda mais, quando falamos sobre as mesas formadas por tampão de vidro ou materiais delicados. 

Ideal para marcar os lugares, o acessório ainda precisa ser colocado dois dedos acima da borda da mesa, sem encostar no convidado.

Arranjos florais são uma boa aposta?

Os arranjos de mesa são um grande bônus para sua decoração, afinal, um enxoval para mesa posta não é composto só pelas louças e talheres, mas também pelos elementos decorativos que levam mais vida à refeição.

Além da mesa, o ambiente inteiro irradia com um belo arranjo floral para mesa. As garrafas e jarras de vidro, por exemplo, são ótimas para servirem de vasinhos. As flores devem ser de preferência naturais, mas nada impede que se faça uso das artificiais. 

Opte sempre por flores delicadas como as mini orquídeas, flores do campo e astromelias, elas são mais versáteis e tem o poder de combinar com qualquer decoração, deixando a mesa posta harmonizada, com um visual leve e agradável.

Deve-se ter apenas cuidado para não sobrecarregar o arranjo, pois ele não deve ultrapassar a marca dos 30 centímetros, atrapalhando o bate-papo e a visão das pessoas que estiverem à mesa.

Não tenha medo de misturar estampas

Investir em peças estampadas pode ser incrível. Isso porque proporcionam outras combinações com louças lisas que você já possui.

Normalmente, as pessoas se permitem ousar mais quando o encontro é informal, principalmente quando se trata do almoço, pois combinam com a luz do dia. Porém, não é nenhuma regra, você também pode usar aquela louça floral no jantar sem medo de errar.

Apesar da liberdade para decorar a mesa, o essencial é saber mesclar os tons. Ao usar uma toalha de mesa com tons mais fortes, por exemplo, é bacana que os guardanapos tenham uma cor mais neutra. O equilíbrio trará harmonia à mesa posta.

Mas, caso você não queira arriscar, não tem problema algum, os pratos de porcelana brancos são peças curingas ótimas para ter no armário, pois combinam com todos os acessórios de mesa e nunca saem de moda.

A mesa ficará deslumbrante com essas dicas, mas lembre-se: o que importa é se divertir e abusar da criatividade. Assim, a decoração refletirá todo o capricho e carinho com que você aplicou na mesa posta.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5275

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5275