Como escolher tecido para cortina de cozinha

Quando você decora sua cozinha, a escolha da cortina é mais que um detalhe. A peça pode influenciar tanto no estilo quanto na manutenção da sua cozinha. Como assim? Enquanto não existem regras definidas sobre a escolha do tecido para cortinas de cozinha, ele precisa apresentar algumas características específicas. Por exemplo: esse cômodo da casa […]

22 de julho de 2019 0

Quando você decora sua cozinha, a escolha da cortina é mais que um detalhe. A peça pode influenciar tanto no estilo quanto na manutenção da sua cozinha. Como assim?

Enquanto não existem regras definidas sobre a escolha do tecido para cortinas de cozinha, ele precisa apresentar algumas características específicas. Por exemplo: esse cômodo da casa normalmente precisa ser bem arejado e iluminado. Por isso, alguns tecidos podem não ser ideais, pelo peso e efeito escuro que deixam.

Outro fator fundamental é prestar atenção na limpeza da cortina. A cortina deverá se adaptar a alguns fatores comuns ao ambiente, como o acúmulo de gordura e odor de comida. É interessante, portanto, levar isso em consideração quando for se pensar no tecido ideal.

Para ajudar na sua escolha de tecido ideal para cortina de cozinha, separamos algumas dicas interessantes e práticas. Confira:

 

Dicas para escolher o tecido da cortina de sua cozinha

A cortina de cozinha tem a vantagem de filtrar levemente a luz, deixando o ambiente leve e bem iluminado. Por isso, é tida como uma parte essencial do ambiente, protegendo os eletrodomésticos e alimentos da luz direta.

A cortina de varão é a mais comum, tornando prático o ato de abrir e fechar. Além disso, é facilmente removível e lavável.

Na hora de escolher sua cortina, lembre-se de prestar atenção na sua segurança. Idealmente, o tecido deve ficar longe do fogão e ter um comprimento curto. Isso facilita a limpeza do balcão ou do móvel abaixo da janela.

Escolha um modelo de cortina que seja fácil de remover para evitar o acúmulo de pó e gordura. Esse é o ambiente onde existem alimentos, portanto, o fator da limpeza deve ser muito levado em conta.

Mas quais os melhores tecidos para cortina de cozinha? Leia a seguir algumas idéias que separamos.

Tecidos ideais para cortina de cozinha

Apontamos alguns dos tecidos mais comuns e práticos para a cortina da sua cozinha. São tecidos versáteis, clássicos e que caem bem com qualquer estilo.

 

Voil ou Voal

Um dos tecidos mais versáteis que existem, o voil ou voal é leve e agradável. No ambiente da cozinha, ele se torna uma ótima opção neutra e fina. O voil deixa todos os detalhes da sua decoração brilharem, tornando-se um boa escolha na hora de combinar com elementos e móveis mais chamativos.

Normalmente, é um tecido combinado com outro a fim de engrossar sua transparência. Contudo, se você busca uma maior entrada de luz, aposte nesse tecido sozinho. O voil é usado em textura lisa ou amassada.

 

Seda

Outro bom tecido para cortina de cozinha é a seda. Esse tecido elegante deixa o espaço sofisticado e combina com quase todos os estilos decorativos. Além disso, possui uma alta condutividade térmica, deixando sua cozinha também aconchegante e convidativa.

Assim como outros tecidos, a seda precisa ser mantida bem longe de chamas e fogões.

 

Renda

Um dos clássicos, o tecido rendado é um dos favoritos desse ambiente. De baixo controle de luminosidade, ela confere um ar leve e caseiro ao lar. É prática e de lavagem simples.

Alguns bons exemplos são a renda holandesa e o Richelieu. As cores podem variar, mas é normalmente utilizada em branco ou bege.

 

Linho

Outro tecido sofisticado, o linho é ideal para ambientes bem arejados e que buscam uma decoração focada em detalhes. Com várias misturas diferentes no mercado, a composição do linho é natural e traz um ar rústico ao ambiente.

É encontrado em várias cores, mas as mais comuns são bege, branco, areia e cinza. Deve-se prestar atenção na lavagem desse tecido e cuidar com o desfiamento.

Como melhor escolher a cor do tecido para a cortina da cozinha

Na hora de adicionar mais charme à sua cozinha, é necessário prestar atenção também na cor da sua cortina. Para uma melhor combinação, use de parâmetro as cores das bancadas, piso, armários logo ao lado e azulejos ou papel de parede.

O uso de cores sólidas é indicado para manter o espaço sofisticado, mas isso não é regra. Se você quiser investir num tecido geométrico, xadrez ou floral, a escolha é sua! Existem milhares de opções de estampas.

Uma dica é investir nas cores neutras que valorizam a entrada de luz natural. Os diferentes tipos de tecidos possíveis para sua cortina de cozinha combinam com quase qualquer cor.

É possível também combiná-los entre si para aumentar a privacidade e dar uma idéia de profundidade, por exemplo. Aposte nessas estratégias sem medo e lembre-se de nossas dicas. Assim, não tem como errar.