Como fazer almofadas em casa

Ás vezes, bate aquela vontade de repaginar a decoração da sua casa, ou apenas mudar um detalhe ou outro. Nesses momentos, você pode apostar em novas almofadas para decorar seu sofá, poltrona ou cama, por exemplo. Elementos que trazem conforto e estilo, as almofadas podem ainda combinar com xales e mantas. Entre diversos modelos para […]

3 de julho de 2019 0

Ás vezes, bate aquela vontade de repaginar a decoração da sua casa, ou apenas mudar um detalhe ou outro. Nesses momentos, você pode apostar em novas almofadas para decorar seu sofá, poltrona ou cama, por exemplo. Elementos que trazem conforto e estilo, as almofadas podem ainda combinar com xales e mantas.

Entre diversos modelos para escolher, as almofadas podem muito bem serem feitas por você mesmo. Depois de selecionar os tecidos e separar os poucos materiais necessários, é só colocar a mão na massa.

Ficou interessado? Leia a seguir nosso tutorial e aprenda como fazer almofadas de modo fácil, para que você traga ainda mais do seu estilo pessoal aos cômodos da sua casa. Confira:

 

Materiais necessários para almofada básica:

Antes de começar, selecione os materiais que você vai precisar para fazer uma almofada básica.

Esse modelo de almofada corresponde ao estilo quadrado ou retangular que vemos nas almofadas padrão. Mesmo se você escolher fazer almofadas personalizadas e mais complexas, os materiais básicos que você vai precisar são esses:

  • Tecido da sua escolha;
  • Tesoura;
  • Agulha e linha;
  • Enchimento para almofada;
  • Máquina de costura (opcional).

É importante que você escolha um tecido que seja fácil de manusear, principalmente se essa é sua primeira vez costurando uma almofada. Os mais comuns são algodão, suede, linho e chenille, semelhante ao veludo. Corte um pedaço amplo e quadrado, que dê margem de pelo menos 2cm para você costurar.

A máquina de costura pode dar um acabamento mais profissional à sua almofada, mas é possível fazer a sua com agulha e linha.

A quantidade de enchimento da almofada vai depender do modelo escolhido e do tamanho que você pretende.

Dica: cuide para não colocar pouco enchimento, pois além de não ser muito confortável, o tecido pode deformar.

 

Como fazer a sua almofada:

  1. Vire o tecido escolhido do avesso e dobre ao meio.
  2. Meça uns 2cm em cada borda. Se preferir, marque com giz o ponto onde você pode costurar.
  3. Com linha abundante e de preferência da mesma cor, costure todos os lados, deixando apenas um espaço em um deles para colocar o enchimento.
  4. Agora vire a almofada do lado certo e coloque o enchimento pelo buraco que você deixou.
  5. Costure o espaço faltante usando o ponto invisível. Nesse momento, é mais fácil utilizar uma máquina de costura.

 

Dica: na hora que deixar o espaço para o enchimento, não deixe um vão muito pequeno, pois isso dificulta a colocação uniforme do material.

 

Como utilizar as almofadas na decoração

Agora que você aprendeu a fazer a sua, você pode investir em diferentes modelos de almofadas para combinar entre si. A dica é investir nas cores: para ambientes mais neutros, aposte em almofadas com cores mais vibrantes ou estampas diferenciadas.

Nesse contexto, almofadas com cores mais fechadas, como marrom, podem ser usadas em combinação com cores vibrantes, como tons de amarelo. Já ambientes com a decoração mais chamativa podem conter almofadas mais neutras ou que possuam texturas diferenciadas.

Uma almofada de cetim ou veludo, por exemplo, pode apresentar uma cor mais neutra, como vinho ou cinza. Os modelos variam, mas os mais versáteis são os retangulares, redondos ou quadrados.

Para a decoração de quartos, as almofadas precisam ser confortáveis. Escolha modelos em diferentes formatos e texturas, como almofadas grandes e macias. Outra ideia é escolher almofadas com frases simples, um modelo popular que pode trazer irreverência ao ambiente.