Como lavar uma cortina blecaute em casa

Quem não gosta de dormir em um quarto bem escurinho? Certamente, isso só é possibilitado pelo blecaute (ou blackout), que bloqueia os raios solares e outras fontes de luz. Mesmo garantindo que o descanso seja prolongado e de boa qualidade, o blecaute requer alguns cuidados de limpeza.  Isso porque esse tipo de cortina também bloqueia […]

15 de outubro de 2020 2

Quem não gosta de dormir em um quarto bem escurinho? Certamente, isso só é possibilitado pelo blecaute (ou blackout), que bloqueia os raios solares e outras fontes de luz.

Mesmo garantindo que o descanso seja prolongado e de boa qualidade, o blecaute requer alguns cuidados de limpeza. 

Isso porque esse tipo de cortina também bloqueia a sujeira, umidade e até mesmo um pouco da poluição que entra pelas janelas. Por isso, para deixar seu blecaute limpo, é preciso saber lavá-lo de forma adequada.

Neste post, vamos ensinar passo a passo de como lavar cortina blecaute de forma simples e eficiente. Acabe com as dúvidas na hora da limpeza!

Materiais para lavar cortina blecaute

Antes de começar a higienização, é importante separar os materiais de limpeza:

  • aspirador de pó com bocal de estofado;
  • pano de limpeza ou esponja bem macia;
  • limpador multiuso;
  • balde;
  • sabão líquido de lavar roupas.

É interessante remover a poeira antes de lavar a cortina pois a lavagem pode não ser totalmente eficaz nesse sentido. 

O limpador multiuso também deverá ser seguro para tecidos, a fim de não danificar o blackout.

Como preparar para a limpeza do blecaute

O primeiro passo para deixar a cortina blecaute limpa é passar um aspirador de pó ao longo da cortina, com o bocal de escova própria para estofados ou tecidos.

Você também pode usar um espanador, um pano úmido ou mesmo uma toalha de papel para realizar esse passo.

Agora, é hora de retirar o blecaute do varão da janela e separar os acessórios. Tanto argolas quanto ilhoses não devem ficar presos na cortina na hora lavar, pois esses materiais podem estragar o tecido ou o PVC.

Utilize o limpador multiuso para higienizar os acessórios da cortina. Depois, seque os materiais com um pano seco.

Agora está tudo pronto para começar a lavar sua cortina blecaute!

Como lavar blecaute de PVC 

Para esse tipo de blecaute, é necessário que você faça uma solução de água e sabão neutro em um balde. No caso de manchas de mofo, é bom adicionar um pouco de vinagre branco.

Use a esponja para esfregar a solução em todo o blackout. Logo, passe um pano úmido para retirar o excesso e deixe o blecaute secar na sombra. Assim, você evita que a cortina fique com manchas pós-limpeza.

Para secar, estenda verticalmente em local arejado sem deixar as faces de PVC em contato. Esse processo é legal de se fazer numa varanda ou quintal. 

Lembre: jamais coloque a cortina blackout de PVC na secadora. Isso vai danificar o material.

Como lavar blecaute de tecido

Antes de lavar o blecaute de tecido, é necessário retirar os acessórios, como mencionamos antes.

Use sabão neutro e selecione o processo delicado da máquina de lavar. A água pode ser quente ou fria, mas é sempre ideal checar a etiqueta do tecido e ver quais as especificidades de temperatura.

Lembre-se de não misturar a cortina blecaute com outros tipos de roupas e tecidos durante a lavagem. 

Evite fazer o processo de centrifugação, pois isso pode danificar o tecido. Também não é bom secar esse material na secadora, pois pode encolher o tecido e você vai ficar com um blecaute curtinho. 

Após retirar o tecido da máquina, estenda verticalmente em ambiente ventilado e espere secar totalmente. 

Pronto! Agora é só aproveitar sua cortina blecaute limpinha!

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219