Como melhorar o marketing digital para tapeçaria

Cada vez mais, o marketing digital nos ajuda a chegar mais longe com nosso negócio. Ele possui uma série de vantagens que podem ajudar o seu negócio tapeceiro a atingir mais clientes. Além disso, o gestor que aplica esse tipo de estratégia conhece melhor seu público. Consequentemente, obtém mais retorno financeiro e de engajamento. Mas […]

7 de agosto de 2019 1

Cada vez mais, o marketing digital nos ajuda a chegar mais longe com nosso negócio. Ele possui uma série de vantagens que podem ajudar o seu negócio tapeceiro a atingir mais clientes. Além disso, o gestor que aplica esse tipo de estratégia conhece melhor seu público. Consequentemente, obtém mais retorno financeiro e de engajamento.

Mas quando se fala de tapeçaria, pode ser que você não saiba como utilizar das várias ferramentas que compõem o marketing digital. Não se sinta perdido!

Para que você invista melhor no marketing digital do seu negócio de tapeçaria, listamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de planejar e obter resultados. Confira:

 

1. Conheça seu negócio e seu cliente

Um passo fundamental ao pensar no marketing digital da sua empresa é torná-lo um plano sob medida. Qual seu orçamento destinado a isso? Que tipo de canais digital você quer operar? Quem serão os colaboradores responsáveis por essas tarefas?

No caso da tapeçaria, é interessante que você mostre os resultados do seu trabalho. Além disso, é preciso deixar claro os motivos pelos quais as pessoas precisam do seu serviço como profissional. Partindo de princípios mais específicos ao seu negócio, você pode partir para escolhas mais particulares.

O uso de fotos e imagens, por exemplo, seria um bom começo. Para isso, sites e redes sociais como o Instagram são ideais. Pensando nas suas especificidades, você entende melhor as possibilidades de canais digitais que seu negócio tem.

Já seu cliente é outro assunto. Mudanças no comportamento do seu lead são constantes. Por isso, é preciso que você conheça a persona que consome seu serviço. Isso irá influenciar nos canais de comunicação que você irá escolher, pois algum deles pode vir a estar muito defasado e não utilizado.

Atualizações na persona influenciam também no conteúdo que você irá gerar, na abordagem dos posts, e-mails e todas as formas de comunicação.

 

2. Vá além das redes sociais

Hoje em dia, é fundamental que seu negócio “exista” nas redes sociais. Nesse caso, existem importantes estratégias de postagens. É interessante, por exemplo, investir nos posts pagos do Facebook ou Instagram. Esse tipo de post atinge muito mais usuários do que os posts orgânicos, mesmo você não precisando investir milhares de reais nisso.

Um site próprio, porém, pode ser ainda mais importante para sua empresa. No site, você tem muito mais liberdade e controle do que é compartilhado com o público. Além disso, obtém os retornos analíticos de acessos e engajamento de modo mais personalizado.

No seu site, você compartilha imagens, conteúdo, contato, serviços e muito mais sobre sua empresa. Os clientes que acessarem terão uma visão mais séria e detalhada do seu serviço de tapeçaria, entendendo qual é o seu diferencial. Para isso, invista em pesquisas de concorrência e entenda qual o melhor jeito de organizar as suas informações na sua página.

 

Além disso, empregue recursos para melhorar a otimização do site e atingir mais possíveis consumidores. Mas como? Descubra lendo mais dicas nossas.

 

3. Crie conteúdo de qualidade

Um site que possui um blog possui mais chances de atingir o público. Isso porque, se apresenta um conteúdo otimizado e envolvente, as chances de ser acessado e compartilhado aumentam muito.

A publicação de conteúdo periódica e relevante pode aumentar o engajamento do seu cliente, que irá, idealmente, consumir seus posts e serviços. Agendar seus posts de maneira periódica é uma ótima estratégia para obter melhores resultados e organização.

Invista tempo em produzir posts ou matérias que sejam relacionadas aos seus serviços. Nesse conteúdo, lance mão dos CTAs (calls-to-action), por exemplo, que podem impulsionar suas conversões. Os CTAs são versáteis e podem ser colocados em posts, e-mails e até páginas do site. Eles estão aí para facilitar o acesso do cliente aos seus serviços tapeceiros.

Em adição, é fundamental que você preste atenção no SEO (Search Engine Optimization) do seu conteúdo. Isso vai facilitar que possíveis clientes encontrem seu site.

 

4. Utilize ferramentas e fuja do achismo

Os insights que você precisa para planejar seu marketing digital são resultados da análise de números e palavras-chave. Não se engane achando que “sabe” de todos os caminhos possíveis: invista em ferramentas que vão ajudar a descobrir caminhos para seu conteúdo e engajamento.

Para isso, programas como o SEMrush ou Keyword Planner no Google podem ajudar a otimizar melhor as palavras-chave do seu blog. É interessante investir num plano pago, mas você ainda pode utilizar esse recurso de modo gratuito.

Utilize sua palavra-chave de modo inteligente, em títulos e subtítulos. Isso facilitará que as pessoas encontrem seu site de tapeçaria quando forem pesquisar algo relacionado no Google.

Para acompanhar os acessos, carregamento de páginas, conversões e perfil dos acessos no seu site, você pode apostar no Google Analytics, por exemplo. De modo gratuito, você pode cadastrar seu domínio no Google Analytics e começar a usufruir das análises da sua página.

É um passo importante para conhecer melhor o perfil dos seus clientes e melhorar sua estratégia de conteúdo. Através de dados como tempo de navegação e taxa de conversão, você entende melhor quais são seus pontos fortes e os que deve melhorar. Tudo isso baseado em dados.

 

5. Invista na interação com o público

Outra dica é pensar na sua relação com o seu cliente. Através das redes sociais, é possível medir o engajamento e retorno dos posts. Uma linguagem acessível e inquisitiva pode ajudar a impulsionar a resposta do público, esclarecendo dúvidas e retornando a pedidos.

Num negócio que lida com tapeçaria, o depoimento do cliente pode ser muito valioso. É uma ferramenta que pode ser explicitada nas redes sociais e nos sites, por exemplo. Também é interessante pensar num espaço para que o próprio cliente tenha espaço para dar sua opinião. Isso pode ser feito por uma aba no seu site ou direto pelo Facebook, por exemplo.

Se você encoraja o retorno dos clientes, vai conhecendo melhor o público e atraindo mais consumidores através da boa propaganda de seu negócio.

Além dessas estratégias, invista no acompanhamento póstumo dos clientes através de canais digital como o e-mail, por exemplo. É possível fidelizar mais pessoas quando você se mantém em contato com ela e recebe feedbacks que ajudam a melhorar suas estratégias.

 

6. Aposte nos links patrocinados

O Google possui diversas ferramentas para auxiliar no seu plano de marketing digital. O Google Adwords, por exemplo, possibilita que seu negócio de tapeçaria apareça em banners relacionados, localizados em outros sites. Isso aumenta o tráfego de possíveis consumidores nos seus canais digitais.

Esses links partem da escolha certa das palavras-chave que você vai atrelar ao seu site. É importante focar tanto nas expressões mais gerais quanto nas mais específicas. Você chega nessas informações a partir de pesquisa de mercado, sabendo o que seu consumidor procura no Google.

Outro ponto positivo é que não precisa investir rios de dinheiro nesse tipo de ferramenta. Aja de acordo com seu orçamento e analise o retorno dessa ferramenta em termos de aumento de vendas. Desse jeito, você expande a visualização do seu negócio de tapeçaria em sites relacionados, cheio de possíveis novos clientes.