Você apostou no papel de parede como uma forma de renovar seu ambiente e transformar a decoração? Com certeza tomou um dos caminhos mais práticos para isso, visto que esse elemento é moderno e fácil de manusear.
Contudo, se você planeja remover o papel de parede para trocá-lo ou utilizar outro material nas paredes, é importante saber fazer isso da maneira mais eficiente. Caso contrário, pode passar horas lixando e lutando contra os teimosos pedacinhos de papel.
Para que isso não aconteça, separamos várias dicas e métodos que vão te ajudar nessa empreitada. Antes de começar, saiba que não é um processo difícil, mas pode ser demorado.
Isso irá depender do tamanho do ambiente e do material do próprio papel. Os de adesivo e removíveis são muito mais fáceis de serem retirados. Já os tradicionais podem demorar mais e demandam mais esforço.
Ainda assim, pode ficar tranquilo, pois vamos te ajudar a remover o papel de parede do jeito mais eficaz. Pronto para colocar a mão na massa? Siga conosco.
A primeira coisa que você deve saber é que remover papéis de parede pode demorar algumas horas. Portanto, a melhor coisa a se fazer é separar um dia para isso, como finais de semana ou dia de folga.
Você também irá precisar de bastante luz natural, pois retirar o papel da parede irá envolver líquidos e será necessário desligar o disjuntor do ambiente. Isso vai trazer mais segurança a você e ao sistema elétrico. Além disso, é indispensável proteger interruptores e tomadas com papel e fita crepe.
É aí que a luz natural vai ajudar. É bom saber que a parede pode molhar, portanto, tenha certeza do tipo de parede que você possui em casa. A maioria das paredes é feita de gesso, ou drywall. Esse é um material bastante resistente à água, então você não terá grandes problemas ao usá-la.
Já as paredes de gesso acartonado são menos duráveis e não resistem bem à água. Nesse caso, é melhor ter acesso a um vaporizador, um aparelho à base de vapor destinado à remoção de papel de parede.
Outro passo antes de começar é afastar os móveis das paredes. Além disso, cubra o piso e móveis para que não sejam vítimas de respingos.
Finalmente, observe seu papel de parede e veja se ele é impermeável. Se for, será necessário fazer furos ou cortes nele para que a água consiga passar e amolecer o papel.
Tenha esses materiais em mão para remover o papel de parede:
Agora é só conferir os métodos que trouxemos e escolher o que mais adequado para você.
Durante a remoção, pode ser que o papel rasgue em tiras. Para continuar, é só puxar do local onde ele partiu.
Se o seu papel de parede é removível, apenas encontre uma ponta solta e comece a puxar. O material deverá sair bem facilmente. Se o seu papel de parede é daqueles tradicionais, siga algum dos métodos a seguir:
A maneira mais fácil e simples de remover o papel da parede é com água. Encha o balde com água quente e utilize o rolo de pintura para encharcar a parede. Espere até o material amolecer e utilize a espátula para retirar as folhas de baixo para cima.
Pode ser necessário utilizar a espátula para raspar algumas áreas bem grudadas à parede. Por isso mesmo uma espátula de plástico é a mais indicada, já que as chances de riscar o gesso são bem menores.
Você também pode lançar mão do vinagre como removedor do papel de parede. No mesmo esquema do método anterior, adicione vinagre à água quente. A proporção é de 1/5 de vinagre e 4/5 de água.
Utilize o rolo de pintura para passar a solução na parede até amolecer o papel e a cola. Após remover o papel, deixe as portas e janelas abertas para que o cheiro de vinagre se dissipe.
Outra variação contém amaciante de roupa misturado à água quente. A proporção é de 1/4 de amaciante para 3/4 de água. Assim como nos outros métodos, aplique sobre a parede com o rolo de pintura, deixando de molho por alguns minutos.
Use a espátula para retirar o papel também de baixo para cima.
Depois de você remover o papel de parede com algum desses métodos, você precisará retirar o excesso de cola da parede. Para isso, utilize uma mistura de água quente e detergente, passando na parede com uma esponja.
Por fim, passe um pano úmido na parede e deixe secar. Pronto! Agora você pode deixar sua casa do jeito que quiser, com uma novo papel de parede ou cor de tinta.
Mais do que uma área comum, a sala é a recepção de qualquer casa. Por…
Para compor uma sala moderna, cada detalhe importa! E as cortinas são fundamentais neste processo.…
Escolher o móvel perfeito para a sua sala não é uma tarefa simples. Antes de…
A pandemia trouxe um novo olhar da população para dentro de seus lares e, consequentemente,…
O Decora GNT, da Rede Globo, foi ao ar nesta última sexta-feira (18), com mais…
Imóveis com cômodos cada vez menores têm sido bastante frequentes, no entanto, isso não precisa…