Conheça os tecidos com proteção solar

Ter uma área externa em casa, seja de lazer, exercício ou descanso, é um verdadeiro privilégio. Contudo, é muito importante saber qual o tipo de tecido correto para utilizar nesses móveis, pois eles estão sujeitos a condições diferentes dos internos. Imagina decorar sua varanda ou área ao redor da piscina com tecidos incríveis, mas que […]

26 de outubro de 2020 0

Ter uma área externa em casa, seja de lazer, exercício ou descanso, é um verdadeiro privilégio. Contudo, é muito importante saber qual o tipo de tecido correto para utilizar nesses móveis, pois eles estão sujeitos a condições diferentes dos internos.

Imagina decorar sua varanda ou área ao redor da piscina com tecidos incríveis, mas que desbotam e estragam na primeira chuva?

Para evitar tudo isso, é fundamental conhecer os tecidos com proteção solar anti-UV, que respondem aos raios ultravioleta do mesmo modo que o melhor protetor solar em relação à pele.

Enquanto se pode utilizar vários tipos de tecidos em sofás, poltronas, almofadas, cortinas e outros móveis da área interna, na área externa já é diferente. 

Esses tecidos estão propensos a pegar chuva, radiação intensa, maus cheiros e sujeira em geral.

Por isso, não é qualquer tecido que pode ser utilizado nos móveis ao redor da piscina ou na área da churrasqueira ao ar livre, por exemplo. Tecidos mais naturais e delicados, como veludos, seda e até mesmo linho, são mais sujeitos a estragar quando utilizados em ambientes externos.

Mesmo com tratamento de impermeabilização, isso não quer dizer que o tecido vai ficar imune à exposição de raios UVA e UVB, por exemplo. Isso pode causar estragos e degradação – não só da textura como da cor.

Portanto, conheça o melhor tipo de tecido para a área externa em nosso post: os tecidos com proteção solar. Acompanhe!

Características e benefícios dos tecidos com proteção solar

Um tecido resistente ao sol é aquele que recebeu tratamento para suportar os raios UV. Diferentemente dos tecidos normais, esses possuem proteção contra raios solares já de fábrica, não precisando passar por nenhum tratamento posterior.

Muitos desses tecidos são especificamente feitos para locais externos. Por isso, muitas vezes acabam possuindo também outros tipos de proteção, como impermeabilidade e antimicrobiana.

É por esse conjunto de características que os tecidos com proteção solar são ideais para estofados próximos a piscina, jardins e locais com muita terra.

Um bom exemplo desse tipo de tecido é o Acqua Summer, da Wiler-K: além da proteção contra radiação solar, evitando ressecamento e desbotamento, a linha ainda tem proteção contra mofo, bactérias e fungos.

Quando bem cuidado, o Acqua Summer deixa a limpeza e manutenção muito mais fácil. E o melhor de tudo: são manufaturados para possuírem um toque macio, ao contrário de muitos tecidos para a área externa que acabam sendo duros e desconfortáveis ao toque.

Outras opções alternativas de tecidos com proteção solar interessantes são os tecidos em acrílico (que não desbotam), couro náutico ou polipropileno com algodão.

Nesses, é importante procurar pelas outras características de proteção, que você já conhece. O tecido precisa, então, ter pelo menos uma ação antimicrobiana ou contra líquidos. Isso já vai aumentar bastante a durabilidade dos tecidos externos.

Como escolher o seu tecido com proteção solar

Ao comprar o tecido resistente ao desbotamento para usar em áreas externas, existem certos fatores a se considerar. 

Um dos fatores mais importantes é a disposição da sua área externa: onde bate mais sol? Por quanto tempo? A área dos estofados será coberta? 

É importante considerar fatores como esse pois a duração da exposição ao sol vai afetar quanto tempo o tecido vai durar – inclusive sua coloração. 

Portanto, se faz necessário investir no tecido com proteção solar quando o estofado vai passar um tempão rachando no sol, como é o caso de piscinas e áreas externas sem cobertura.

Ainda vai ser importante atentar para o detalhe da chuva ou piscina. Isso vai requerer tecidos impermeáveis e antimicrobianos, que não deixam mofo e bolor se desenvolverem nas almofadas e poltronas.

A Wiler-K possui produtos especialmente pensados para as áreas externas, como a linha Acqua Summer e opções de sintéticos náuticos.

Esses últimos também são chamados de courvin náuticos e são todos impermeáveis, o que também aumenta muito sua vida útil na área externa. Mesmo assim, são mais indicados para varandas ou áreas externas sombreadas.

Algo que é importante lembrar, mesmo quando de trata de um ótimo tecido com proteção solar, são os bons modos de manutenção.

Seus estofados precisam de cuidados de manuseio e limpeza, pois isso vai permitir que durem muitos anos mesmo debaixo de sol e chuva.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219