Dicas

Aprenda a fazer 3 tipos de cortina de varão para a sua casa!

Que tal colocar a mão na passa e aprender a fazer uma bela cortina de varão para a sua casa? Afinal, quem não gosta de se arriscar na moda DIY e renovar os ambientes gastando pouco?

Por isso, se você é dessas que gosta de personalizar a decoração com uma boa dose de criatividade e originalidade, vai amar aprender como fazer cortina de varão. Para ajudar, separamos três modelos capazes de transformar sua casa com um ar sofisticado, moderno e descontraído. Continue lendo e confira!

Cortinas de varão

Os trabalhos DIY, ou seja, faça você mesmo, podem até dar uma certo trabalho. Mas, o resultado é tão incrível e gratificante que faz todo o esforço valer a pena. Afinal, é possível ter em mãos uma peça totalmente personalizada, feita do jeitinho que você imaginou!

As cortinas de varão, por exemplo, possuem modelos clássicos ideais para todos os ambientes do seu lar. Elas dão um toque especial à funcionalidade da casa e, ainda, são super fáceis de fazer.

Fique conosco e confira alguns modelos de cortinas rápidos e leves para a sua casa!

Aposte na versatilidade da cortina de varão

Calma aí! Antes de mostrarmos o passo a passo para criar cortinas de forma fácil e prática, é preciso considerar os demais elementos no ambiente.

Dessa forma, a dica número um é conhecer bem os modelos de cortinas e optar por aquelas com visual certo para seus espaços preferidos. Então, bora conhecer os preferidos da Wiler-K?

1. Cortina com Ilhós

O processo de criação da cortina com ilhós é bem simples e rápido. Isso porque, após escolher o tecido de sua preferência, é preciso certificar-se também da escolha do forro certo. Com o auxílio de materiais como caneta, fita e tesoura, será possível coloca os ilhós de forma prática e econômica.

Após juntar o forro com o tecido, faça uma costura reta para uni-los, sem acabamento. Em seguida, solte as peças de ilhós e direcione-as na altura certa do tecido. Lembre-se de deixar uma sobra de um dedo na parte de cima e na parte debaixo para a costura.

Na lateral, o ideal é fazer a costura com a sobra de dois dedos no começo e fim da cortina. Para completar, após costurar a barra de forma reta e contínua, basta marcar os lugares de encaixe dos ilhós e fazer pequenos furos para fixá-los ali.

2. Cortina com prega

As cortinas com pregas estão entre as preferidas de quem ama decoração. Afinal, elas oferecem um ar moderno e elegante ao ambiente, destacando a sofisticação de tecidos para cortinas de quarto, sala ou cozinha.

O primeiro passo é escolher o tipo de prega que deseja usar no cômodo. A cortina de prega fêmea, por exemplo, pode ser utilizada tanto em varão quanto em trilho. Ela é formada por duas dobras em sentidos opostos, e seu volume fica atrás. O que deixa o modelo com um caimento reto na frente, num estilo mais clássico.

Na prega macho, o volume do tecido para cortina está na frente e também pode ser utilizado em varão ou trilho. Nesse caso, o efeito se origina a partir de duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina.

Por fim, a prega americana é mais clássica, sendo produzida com três pregas agrupadas. Por sua junção de tecido, o modelo oferece um excelente volume à cortina, excelente opção para quartos, por exemplo.

3. Cortina de Voil

O tecido voil é o mais fácil de manusear na hora de fazer uma cortina de varão. Afina, ele é leve e perfeito para modelos de cortinas com efeito franzido! O melhor? Para criar peças com ele, você precisará de poucos materiais e habilidade na costura!

Além disso, o resultado fica maravilhoso e delicado, proporcionando ao ambiente uma iluminação natural e relaxante!

Dica extra Wiler-K!

Alguns detalhes também devem estar no seu radar ao criar uma cortina de varão. Para te ajudar a fazer um checklist completo, abaixo, listamos os principais pontos que merecem sua atenção durante a execução!

1.º O tecido deve ter o dobro de largura da área que será preenchido. Crie um painel inteiro com essa largura e a divida em dois;

2.º Meça e corte o tecido nas laterais conforme planejado. Mas, na barra, corte a peça uns 20 cm a mais, dobre duas vezes de 10 cm, prenda com um alfinete e costure de forma reta para formar a barra;

3.º Corte o forro 15 cm a menos em relação ao tecido principal da cortina, inclusive as barras;

4.º Ao sobrepor o forro e a cortina garanta que o limite da borra do forro está a cerca de 5 cm da barra e lateral do tecido principal;

5.º Em seguida, dobre a parte da cortina maior que o forro para dentro e costure todos os lados para um acabamento completo;

Lembre-se de seguir esse processo em todas as camadas de cortina que você pretende criar e mantenha um padrão para as peças!

Compre tecidos para cortina de varão na Wiler-K!

Agora que você já sabe como fazer cortina de varão, é hora de investir no tecido ideal para o seu lar! Na Wiler-K, existem inúmeros modelos de fabricação própria com excelência e alta qualidade!

Além disso, há peças para ajudar você na produção de uma cortina nova, elegante e super prática. Confira alguns dos itens disponíveis por aqui!

Tecido Para Cortina Madri 17 Voil Rondon Branco Largura 3m – MAD-17

Ilhós Quadrado Ouro Velho Para Cortina 28mm C/10 Unid – 160-0810

Suporte Frances simples para Varão de 28mm Cromado – SFS-10

Ilhós Redondo Titânio Para Cortina 28mm C/10 Unid – 140-2110

Compre na loja on-line e garanta parcelas em até 5x sem juros, a partir de no mínimo R$50. Para completar, a entrega para todo o Brasil é facilitada com ótimas condições para você! Aproveite

Wiler-K

Recent Posts

Tipos de tapetes: saiba escolher o modelo ideal para sua sala

Mais do que uma área comum, a sala é a recepção de qualquer casa. Por…

1 ano ago

Cortinas para salas modernas: escolha seu tecido favorito!

Para compor uma sala moderna, cada detalhe importa! E as cortinas são fundamentais neste processo.…

1 ano ago

Saiba como escolher o modelo de sofá ideal para sala pequena

Escolher o móvel perfeito para a sua sala não é uma tarefa simples. Antes de…

1 ano ago

Grupo WK traz as tendências em decoração para a AB Casa Fair 2023

A pandemia trouxe um novo olhar da população para dentro de seus lares e, consequentemente,…

1 ano ago

Wiler-K e Decora GNT juntos mais uma vez

O Decora GNT, da Rede Globo, foi ao ar nesta última sexta-feira (18), com mais…

1 ano ago

4 truques de decoração para ambientes pequenos com a Wiler-K!

Imóveis com cômodos cada vez menores têm sido bastante frequentes, no entanto, isso não precisa…

1 ano ago