Dicas de reaproveitamento de tecido para decoração

O que você faz com aquele tecido que sobra depois de reformar móveis, estofados e afins? Pode não ser o bastante para estofar outro móvel, mas certamente com um pouco de criatividade e força de vontade é possível reaproveitar tecidos para a decoração. Quer saber como usar aqueles pedaços de tecido que você cogitou jogar […]

6 de novembro de 2020 0

O que você faz com aquele tecido que sobra depois de reformar móveis, estofados e afins? Pode não ser o bastante para estofar outro móvel, mas certamente com um pouco de criatividade e força de vontade é possível reaproveitar tecidos para a decoração.

Quer saber como usar aqueles pedaços de tecido que você cogitou jogar fora? Veja nossas dicas práticas e se inspire com algumas das possibilidades. E lembre-se: não há limites para a sua imaginação!

Almofadas divertidas

Reformou o sofá? Que tal aproveitar para fazer algumas almofadas muito divertidas para combinar? Você pode deixar a sua imaginação fluir, fazendo combinações de cores, formatos e até mesmo texturas.

Brinque com um mix de estampas, por exemplo. As florais estão sempre em alta! Que tal colorir a sua sala de estar com essa dica?

Decoração de mesa

A mesa de jantar também oferece muita oportunidade para ser criativo com os restos de tecido. Já pensou em fazer um jogo americano decorativo combinando cores e mesmo retalhos diversos? É a chance de você criar uma peça única!

Toalhas de centro também são bem-vindas nesse momento, dando um charme a mais para o seu lar. Sobrou pouco tecido? Quem sabe então porta-copos artesanais? Ficam uma graça também!

Você pode levar suas criações para fora, na hora de fazer aquele piquenique que você sempre sonhou. 

Retalhos como decoração para o quarto

O quarto também não precisa ficar de fora dessa! Aqui tem muita oportunidade também para as suas criações. Você pode fazer uma colcha de retalhos super aconchegante, dando aquele ar caseiro e confortável para o seu quarto.

Também dá pra usar os retalhos como decoração para a porta, formando uma espécie de mosaico colorido e cheio de texturas. O resultado fica bem original!

 

Decoração para a cozinha

A cozinha é um ambiente de convivência, onde a família se encontra para passar bons momentos juntos. É um bom lugar para dar o seu toque especial, deixando-a ainda mais convidativa e com a cara da sua família.

Você pode usar o tecido para criar enfeites de mesa, mas também embelezar alguns objetos comuns do dia a dia, como o filtro d’água ou mesmo a jarra de biscoitos. Aqui também vale criar porta guardanapos, organizadores, apoios de panela, enfim!

São muitas as opções decorativas para você pensar em combinações diversas.

Panos de prato

Esse é um item essencial para a casa. Já pensou não precisar mais sair para comprar panos de prato? Você pode usar os restos de tecido para ser criativo aí também, personalizando os panos de prato.

Bolsa para fazer compras

Muitos mercados já estimulam o consumidor a trazer a sua própria bolsa ou sacola de compras. Faz parte de iniciativas que visam reduzir o consumo de plástico, a fim de contribuir para o meio ambiente.

Aí está a chance de ser consciente, mas também apostar em uma bolsa para fazer compras que seja a sua cara! Experimente cores e tamanhos diferentes, com ou sem alças. Além de práticas, elas podem complementar muito bem o look.

Decoração para as paredes

As paredes não vão ficar de fora dessa! Sabe aquelas molduras que você tem em casa, mas nunca soube bem como usar? Que tal criar quadros diferentes estilos de tecido? É moderno e combina muito bem com diferentes decorações.

Também dá pra fazer bandeirinhas de cores diferentes para pendurar na parede, deixando o ambiente mais colorido e divertido. Se você tiver filhos, é possível fazer letras, formas e silhuetas de animais de tecido também.

 

Decorações comemorativas

É claro, não podemos esquecer daquelas datas que imediatamente combinam com decoração. É o caso do natal, ano novo e a páscoa, por exemplo. Se você tiver tecido sobrando em casa, não vai precisar gastar muito comprando decorações que você só usa uma vez por ano.

Faça sua própria guirlanda, por exemplo, ou suas próprias decorações para a árvore de nata. Antes de montar a árvore, o próprio processo de confeccionar a decoração pode render um bonito momento em família.

Decorar a cesta de páscoa com tecido também é uma ótima ideia. Aproveite mais estes momentos para libertar sua criatividade e propor mais essa atividade em família!

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219