Entenda o significado dos símbolos de lavagem na etiqueta de tecidos

Algo muito comum de acontecer é você se deparar com vários símbolos desconhecidos na etiqueta de tecidos na hora de lavar, ficando em dúvida sobre como proceder. Será que lavo na máquina? Posso colocar alvejante? Seja uma peça de roupa, cortina ou tecido de almofada, por exemplo, esse momento de dúvida pode significar o estrago […]

28 de outubro de 2020 0

Algo muito comum de acontecer é você se deparar com vários símbolos desconhecidos na etiqueta de tecidos na hora de lavar, ficando em dúvida sobre como proceder. Será que lavo na máquina? Posso colocar alvejante?

Seja uma peça de roupa, cortina ou tecido de almofada, por exemplo, esse momento de dúvida pode significar o estrago da peça por mau entendimento das regras da etiqueta.

Cada símbolo presente nas etiquetas das roupas significa uma informação importante e diferente para uma melhor conservação dos tecidos. Alguns não podem ser lavados na máquina de lavar, enquanto outros possuem uma temperatura máxima de lavagem – e assim por diante. 

Para evitar desgaste ou estragos, é indispensável saber o significado dos símbolos de lavagem presentes na etiqueta.

Quer ficar por dentro e cuidar melhor dos tecidos da sua casa? Então acompanhe nosso post informativo!

 

Significado dos símbolos de lavagem

Para saber decodificar as instruções de lavagem do seu tecido, dê uma olhada no significado dos símbolos presentes na etiqueta:

 

  • Balde com água: o tecido pode ser lavado normalmente, à mão ou na máquina.
  • Balde com água e um “x”: não lavar o tecido, optar por outros processos de higienização.
  • Balde com água e mão dentro: somente lavagem manual.
  • Balde com água e uma barra embaixo: lavar na máquina com ciclo reduzido.
  • Balde com água e duas barras embaixo: lavar na máquina com agitação suave (deve se utilizar ciclo para roupas delicadas, sem torcer o tecido).

Símbolos de temperatura e alvejamento

No símbolo de instruções de lavagem, é possível que esteja indicada a temperatura mínima ou máxima para a peça.

Se um símbolo de lavagem contiver a instrução de lavar a 40 °C, por exemplo, você pode lavar o item a 30°C desde que não tenha manchas grandes. 

Isso vai retirar a sujeira geral do tecido e não vai causar danos. Além disso, lavar em temperatura mais baixa é mais econômico.

Confira outros símbolos:

  • Balde com 30°C ou com uma bola no interior: temperatura máxima da água de 30°C.
  • Balde com 40°C ou com duas bolas no interior: temperatura máxima da água de 40°C.
  • Balde com 50°C ou com três bolas no interior: temperatura máxima da água de 50°C.

Outro símbolos a se ficar atento são as formas: triângulos representam os cuidados com o alvejamento das peças. 

Triângulos sozinhos indicam que o clareamento e higienização através de qualquer tipo de alvejante. é permitido. 

A presença do “x” cortando o triângulo impede a utilização desses produtos na lavagem. 

Já as letras “Cl” presentes dentro dessa forma representam o cloro, sugerindo que se utilize de produtos à base de cloro diluídos em água fria para o clareamento das peças.

 

Símbolos específicos de lavagem a seco

A etiqueta do tecido ainda podem apresentar instruções que representam lavagem a seco. Isso é comum em tecidos mais delicados ou elaborados, que podem estragar quando lavados na máquina ou à mão.

  • Círculo com “x”: não lavar a seco.
  • Círculo: lavar o tecido a seco.
  • Círculo com “A” no interior: tecido pode ser lavado a seco com todos os solventes.
  • Círculo com “P” no interior: tecido pode ser lavado a seco com percloroetileno, solvente R113, solvente R11 e hidrocarboneto.
  • Círculo com um “P” no interior e uma barra embaixo: a peça pode ser lavada com os mesmos solventes descritos em “P”, mas com uma limitação de quantidade de água, ação mecânica e/ou temperatura.
  • Círculo com um “F” no interior: a peça pode ser lavada a seco com solvente R113 e hidrocarboneto.
  • Círculo com um “F” no interior e uma barra embaixo: a peça pode ser lavada com os mesmos solventes descritos em “F”, mas com uma limitação de quantidade de água, ação mecânica e/ou temperatura.

Lembre-se de que o processo de lavagem a seco envolve aditivos químicos e, por isso, é destinada a serviço profissional. Cuide bem de seus tecidos de decoração e higienize-os com frequência!

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/wiler-k/www/blog-new/wp-includes/functions.php on line 5219