Tipos de tapetes: saiba escolher o modelo ideal para sua sala

Mais do que uma área comum, a sala é a recepção de qualquer casa. Por isso, a decoração desse cômodo não pode deixar a desejar. Os tapetes são peças importantíssimas que dão o toque final na ambientação, bem como conforto e vivacidade para o espaço. Antes de mais nada, é necessário atenção especial ao tamanho […]

10 de abril de 2023 1

Mais do que uma área comum, a sala é a recepção de qualquer casa. Por isso, a decoração desse cômodo não pode deixar a desejar. Os tapetes são peças importantíssimas que dão o toque final na ambientação, bem como conforto e vivacidade para o espaço.

Antes de mais nada, é necessário atenção especial ao tamanho do lugar. A peça ideal para o seu décor deve formar uma moldura entre os móveis e os outros objetos da sala. A dica é bem simples: escolha modelos de tapetes com tamanho superior ao do sofá.

Sendo assim, fica mais fácil encaixar outros mobiliários como cadeiras, poltronas e mesas, por exemplo. Veja a seguir, algumas dicas de como escolher o modelo ideal para a sua decoração.

Cores

Foto: Unsplash

Atualmente, são diversas as possibilidades de cores e estampas no mercado para você compor com beleza e sofisticação o seu projeto.

Os itens coloridos costumam ficar melhores em ambientes mais claros, pois quebram a monotonia, levando um toque de cor e descontração ao recinto. Já as tonalidades mais escuras, carregam um ar de modernidade para locais de maior amplitude.

 

Foto: Pexels

Contudo, se você ainda tem dúvida de como combinar o tapete da sala com o resto da decoração, aposte em cores mais claras, como o bege, o branco e o cinza, que são como curinga e se ajustam com qualquer proposta.

Tipos

A composição do material também precisa ser levada em consideração, já que fazem toda a diferença no toque e, consequentemente, no estilo do ambiente.

Tapetes de lã, algodão e nylon são macios e perfeitos para dar aconchego aos espaços. Por outro lado, se você deseja algo mais prático e de fácil manutenção, adote peças sintéticas e que sejam carregadas de personalidade.

Sisal

Foto: Unsplash

As opções em fibras naturais, como o tapete sisal, por exemplo, são ecológicas e sustentáveis. Elas vêm conquistando cada vez mais espaço na decoração de interiores, isso porque sua composição permite diferentes propostas ornamentais.

Os modelos rústicos, que também podem ser de fibras sintéticas, vão com quase todos os estilos decorativos. Além de resistentes, possuem diversas tonalidades e estampas para embelezar a sua sala.

Clássico

Foto: Unsplash

O sonho de consumo de muita gente, principalmente, para aqueles que amam trazer a elegância como principal conceito. Afinal, os itens são feitos à mão, seguindo a arte de tecelagem oriental.

Foto: Pexels

O tapete em lã é super aconchegante e sofisticado. Como provém de matéria-prima natural, são hipoalergênicos e ideais para quem sofre com alergias respiratórias.

Felpudo

Foto: Pexels

Os tapetes felpudos são ótimos para quem mora em regiões de temperatura mais baixa. As peças possuem um charme único e pra lá de especial, além de serem ótimos auxiliares para manter a temperatura do espaço quentinha.

Redondo

Foto: Unsplash

Os modelos redondos para sala não precisam de estampas e tonalidades muito fortes. Na verdade, a sua inclusão no ambiente já é suficiente para transformar qualquer lugar sem graça em algo refinado e cheio de personalidade.

Estampado

Foto: Pexels

Se você não tem medo de errar e se arriscar, o tapete estampado é a melhor escolha. Antes de optar pelo item, certifique-se das cores presentes no espaço e crie um ambiente harmonioso. Não se esqueça de complementar a decoração com almofadas, pufes e mantas macias.

Geométrico

Foto: Unsplash

Por fim, se você segue a estética do estilo minimalista ou escandinavo em sua casa, os tapetes geométricos são os modelos mais apropriados, especialmente os que possuem cores e formas neutras. Além disso, existem também, opções com linhas, ângulos e curvas em suas formas, que tornam os acessórios mais dinâmicos e adequados a cada ambiente.

Na Wiler-K você encontra todos os modelos que o seu projeto de decoração precisa. Confira todas as nossas opções para deixar a sua sala ainda mais encantadora.