Papel de parede para cozinha: conheça os benefícios e saiba como escolher

Ao pensar na decoração da sua cozinha, muitas opções podem surgir de imediato. Quem sabe investir em prateleiras suspensas para organizar melhor? Ou mesmo armários novos com cores descoladas. Sem contar na diversidade de vidros e itens decorativos para temperos e afins. A cozinha tem muita margem para decoração e isso, naturalmente, envolve móveis, apetrechos […]

3 de setembro de 2019 0

Ao pensar na decoração da sua cozinha, muitas opções podem surgir de imediato. Quem sabe investir em prateleiras suspensas para organizar melhor? Ou mesmo armários novos com cores descoladas. Sem contar na diversidade de vidros e itens decorativos para temperos e afins.

A cozinha tem muita margem para decoração e isso, naturalmente, envolve móveis, apetrechos e afins. Agora você já pensou em embelezar melhor o espaço apostando no papel de parede ideal para a sua cozinha?

Além da mobília e organização das peças, o papel de parede tem o poder de transformar completamente a “cara” da sua cozinha. De quebra, ainda personaliza de acordo com seus gostos e preferências e sem gastar tanto assim durante o processo.

Hoje não é preciso mais usar tinta para conferir uma corzinha extra ao ambiente. Quer ver? Acompanhe nossas dicas e benefícios que o papel de parede pode trazer para a sua cozinha.

 

Os principais benefícios do papel de parede para a cozinha

 

Quer mudar o clima da sua cozinha, mas sem gastar rios de dinheiro? Papéis de parede, além de tendência, também podem ser opções econômicas. E mais: não há necessidade de uma grande reforma: é menos tempo e planejamento dedicados a mudança do visual do ambiente.

A ideia do produto é ser simples e prático. Diferente de outras reformas, aqui você não precisa de auxílio profissional. Você mesmo pode colar o papel de parede. A autonomia que isso confere é um grande plus no final das contas.

Quer mais benefícios? As paletas de cores, estampas e padronagens são bem variadas e combinam com todo tipo de cozinha. É fácil encontrar o papel de parede ideal para o seu espaço.

Praticidade e vantagem em mudar a hora que desejar: o papel de parede é um material barato em comparação a tinta de pintura, e tem muito mais opções decorativas para transformar sua cozinha.

Você quer ter liberdade para mudar o visual da sua cozinha com regularidade? Existem diversos modelos que, junto da praticidade que envolve toda a operação, oferecem mais essa vantagem para o cliente.

Alguns modelos mais rebuscados, inclusive, oferecem um acabamento para cozinha 3D. O efeito é maravilhoso e traz algo de diferente que você não encontra em tintas ou texturas para a parede.

 

Antichamas e sem cheiro de tinta

 

Segurança é outro fator a ser levado em conta sempre. Você sabia que a maioria dos modelos de papel de parede já são antichamas? Essa é outra dica: se você tem alguma preocupação em relação a isso, procure saber se o modelo que você escolheu traz essa tecnologia.

Se comparar com a pintura comum, o papel de parede também não traz cheiro de tinta que pode, muitas vezes, causar dor de cabeça. Isso é um alívio para os mais sensíveis aos cheiros fortes e químicos.

 

O fator limpeza

 

A cozinha é um local que exige muita limpeza. Afinal, é onde lidamos com alimentos, óleos e outros elementos que facilmente caem no chão ou mesmo tomam as paredes. Considerando isso, será que o papel de parede ajuda ou não no fator limpeza?

A verdade é que ele ajuda sim. Um pano úmido com detergente neutro já é o suficiente para uma boa limpeza. A superfície, no fim, fica como nova! Mesmo depois de sofrer os piores ataques de gordura e afins.

É importante salientar que para não causar danos à pintura vinílica é melhor evitar o uso de produtos abrasivos (o lado grosso da esponja ou mesmo palha de aço). Isso sim pode trazer alguns danos ao seu belo papel de parede.

Busque por um papel de parede lavável para a sua cozinha, que facilita ainda mais a limpeza. Isso, é claro, não substitui a necessidade de investir sempre em produtos de limpeza neutros. Caso contrário, corre o risco do papel de parede desbotar com o tempo.

 

Dicas de papel de parede para a sua cozinha

 

Lembre-se: cada ambiente é um ambiente. Portanto, uma super dica é estar atento aos papéis de parede que complementam as dimensões e especificidades da sua cozinha. Sua cozinha é pequena? Listras podem ser uma escolha inteligente.

Quando na vertical, as listras também dão a impressão de um pé direito mais alto. As horizontais conferem mais espaço aos menores ambientes. 

Quando for colocar o papel de parede, note que é preciso usar 10% a mais do papel escolhido para o local. Isso é importante, pois podem surgir alguns ajustes ou reformas durante a aplicação.

Também vale verificar o lote no momento da compra do papel. Evita-se, dessa forma, diferenças entre rolos. Se for investir em um papel de parede com desenhos ou cores, por exemplo, lotes diferentes podem conferir discrepâncias.

Quer mais dicas? Separamos alguns papéis de parede ideais para diferentes tipos de cozinha.

 

Papel de parede de azulejo

 

Você gosta daquele clima rústico e confortável de uma cozinha repleta de azulejos? Um bom papel de parede pode trazer o mesmo efeito, mas com uma aplicação fácil e sem gastar em mão de obra.

O resultado fica o mesmo! E além disso ainda existem diversos tipos de modelos para melhor se adequar ao seu ambiente, alguns inclusive apresentando combinações mistas para dar um toque ainda mais rústico sem perder a elegância.

 

Papel de parede com palavras

 

Sua cozinha tem aquelas paredes brancas sem graça? Que tal pensar uma maneira descolada de trazer mais personalidade a ela? Estão surgindo no mercado novas opções de papel de parede com frases e palavras.

Essa é uma maneira divertida de sair da mesmice e ainda trazer mensagens inspiradoras para o seu ambiente. Escolha a combinação que melhor represente você e tenha nas palavras mais uma plataforma de decoração.

 

Papel de parede floral

 

E quem sabe aquele clima romântico de uma cozinha italiana? Show, né? Você consegue um resultado assim explorando as opções florais que existem no mercado. Além de bonitas, as estampas com flores deixam o lugar mais delicado.

Existem modelos também com um toque vintage para combinar com cozinha mais clássicas, mas também flores estilizadas que não perdem a modernidade.

 

Papel de parede de pastilhas

 

Outra aposta clássica é em papel de parede de pastilha. Modelos com todos os tipos de cores não faltam no mercado, uma garantia de que existe o papel de parede certo para combinar com os seus móveis e utensílios. 

Como citado, ainda existem as opções em 3D, que realmente parecem pastilhas reais. Com opções assim, não existe desculpa para não encontrar o papel de parede certo para os seus planos de reforma.