Qual a diferença entre um tecido impermeável e um impermeabilizado?

Há quem escolha um tecido baseado na resistência, na estética ou mesmo na textura. Há também aqueles que se preocupam com o fator impermeável.  Afinal, calçados, tecidos para móveis e até roupas muitas vezes precisam lidar com umidade. É aí que uma dúvida pode surgir: qual a diferença entre um tecido impermeável e um impermeabilizado?  […]

17 de março de 2021 0

Há quem escolha um tecido baseado na resistência, na estética ou mesmo na textura. Há também aqueles que se preocupam com o fator impermeável. 

Afinal, calçados, tecidos para móveis e até roupas muitas vezes precisam lidar com umidade.

É aí que uma dúvida pode surgir: qual a diferença entre um tecido impermeável e um impermeabilizado?  Existe realmente alguma diferença ou eles são basicamente a mesma coisa? É interessante entender suas diferenças antes de fazer suas compras.

Estamos falando de tecnologias e funcionalidades diferentes, que visam proporcionar diferentes níveis de proteção. 

Quer entender com mais detalhes a verdadeira diferença entre tecido impermeável e impermeabilizado? Acompanhe a seguir!

O que é um tecido impermeável?

Você certamente já ouviu falar do termo “impermeável” e provavelmente tem uma certa noção do que ele significa. Em linhas gerais, “impermeável” significa que o tecido é resistente à água, impedindo que líquidos penetrem no mesmo.

Justamente por essa característica, tecidos impermeáveis são altamente aconselhados como revestimento de cadeiras, almofadas e estofados em geral. Serve para áreas internas, mas sua utilização é bem comum em áreas externas expostas ao risco da chuva.

Para entender melhor como funciona um tecido impermeável é importante passarmos pelo seu processo de fabricação. Em geral, estes são tecidos desenvolvidos com a utilização de fibras especiais que tem como base algodão e poliéster.

Por sua vez, esses fios são envolvidos por uma resina resistente, que tem como objetivo bloquear a passagem de líquidos, bem como poeiras. Diferente do que se pode pensar, o tecido não fica “plastificado”, permanecendo macio e agradável ao toque.

Esses tecidos são encontrados em uma variedade de opções, revestindo roupas, acessórios, móveis, calçados, equipamentos, etc. Dependendo do processo de feitura, existem também níveis de proteção, alguns deles feitos especialmente para resistir a fortes chuvas.

Além de tudo, todos os tecidos impermeáveis (pelo menos os para tapeçaria) também recebem tratamento anti-mofo, o que não acontece com os tecidos impermeabilizados. Essa é uma grande diferença para o outro tipo. 

Alguns impermeáveis também recebem proteção anti-UV e, por isso, são resistentes e recomendados para áreas externas.

O que é um tecido impermeabilizado?

Tecidos impermeáveis são extremamente úteis, mas não necessariamente vão resolver todos os seus problemas. Afinal, nem todas as estampas e estilos serão feitos a partir dessa tecnologia, abrindo caminho para o processo de impermeabilizar tecidos.

Como você pode imaginar, o tecido impermeabilizado é aquele que ao passar por um processo impermeabilizante após a sua manufatura. É uma alternativa para quem tem um estilo específico em mente, ou mesmo um orçamento um pouco mais apertado. 

Há diversas formas de impermeabilizar um tecido e algumas delas podem ser feitas em casa de forma prática. Uma delas é através da utilização da termolina, um impermeabilizante de tecidos que tem uma aparência um pouco leitosa.

Além de garantir o resultado esperado, preservando o tecido contra a ação de líquidos, a termolina ainda facilita na hora de cortá-lo, caso você precise. 

É bom lembrar que esse tipo de tecido não possui tratamento anti-mofo ou anti-UV.

Cuidados com os tecidos impermeáveis ou impermeabilizados

Para garantir sua eficácia a longo prazo, é preciso tomar certos cuidados com esses tipos de tecido. A tecnologia capaz de repelir líquidos tem, de fato, uma vida útil e ela pode ser prejudicada caso não exista um cuidado no armazenamento e mesmo na higiene.

Como cuidar de um tecido impermeável ou impermeabilizado? Primeiro, mantenha a superfície limpa e livre de qualquer substância química, oleosa, bem como poeira ou terra em geral. São resíduos como esses que provocam um desgaste antes do tempo, limitando sua função.

Se for guardar, cuide para não dobrar demais ou marcar em determinados pontos. O armazenamento também pode influenciar no funcionamento dessa tecnologia, a ponto da roupa “craquelar”.

Para garantir que tudo estará em ordem e seu tecido vai durar o máximo possível, basta manter alguns cuidados básicos que vamos elencar a seguir:

  • Cuidar para que a peça não fique exposta por um tempo prolongada ao sol forte, chuva ou nível excessivo de umidade;
  • Quando for limpar o tecido, utilize um pano umedecido com água em temperatura ambiente, secando sempre;
  • Para eliminar sujeiras pontuais, utilize um pano limpo, esponja ou mesmo papel absorvente, sem comprimir para dentro do tecido;
  • Não utilize de forma alguma ferro de passar.
  • Evite também a utilização de produtos abrasivos como o caso de escovas com cerdas, jatos de água, esponjas ou químicos (clorados e alcalinos) – como detergente em pó, cloro, solventes, etc.

Pronto! Seguindo essas dicas você irá usufruir do seu tecido impermeável ou impermeabilizado por muito mais tempo e aproveitar todos os seus benefícios.