Saiba como escolher o modelo de sofá ideal para sala pequena

Escolher o móvel perfeito para a sua sala não é uma tarefa simples. Antes de tudo, você precisa medir o tamanho do cômodo com calma e seguir certos cuidados. Mas, não se preocupe, mesmo com pouco espaço você pode ter um lugar bonito e acolhedor. De modo geral, apartamentos e casas menores costumam dispor de […]

10 de março de 2023 0
Foto: Pexels.com

Escolher o móvel perfeito para a sua sala não é uma tarefa simples. Antes de tudo, você precisa medir o tamanho do cômodo com calma e seguir certos cuidados. Mas, não se preocupe, mesmo com pouco espaço você pode ter um lugar bonito e acolhedor.

De modo geral, apartamentos e casas menores costumam dispor de uma extremidade específica para posicionar o sofá. O ideal é que este fique de frente para a televisão e no sentido contrário à mesa de jantar, caso você tenha dois ambientes no mesmo local.

Sofás modernos

Foto: Pexels.com

Ter pouca metragem disponível não é necessariamente um problema, visto que existem diversas escolhas disponíveis no mercado que podem se adequar perfeitamente aos cômodos mais reduzidos. Hoje em dia, você pode encontrar um mobiliário com as medidas exatas às suas exigências ou mandar fazer o modelo escolhido sob medida.

Se o seu objetivo é valorizar ao máximo o ambiente, invista em opções atuais, de traços contemporâneos. Esses produtos, normalmente, possuem um design ousado e cores que agregam beleza e elegância ao contexto.

Sofás de canto

Foto: Pexels.com

O sofá de canto é excelente alternativa para ambientes menores, pois otimiza os espaços e ainda permite a inserção de outros elementos decorativos na sala, como poltronas, pufes e, até mesmo, uma mesinha lateral.

Esse tipo de modelo pode ter um custo mais elevado, apesar disso, vale a pena investir nessa possibilidade. É importante ressaltar que o mercado comercializa essas partes separadamente, permitindo que você organize seu aposento do modo que preferir.

Os formatos também são importantes

Foto: Pexels.com

Os quadrados são sempre bem-vindos, pois se encaixam perfeitamente em cada cantinho, aproveitando todo o lugar e garantindo uma circulação muito mais facilitada.

 

Foto: Pexels.com

Já os retráteis, embora sejam uma boa opção para ambientes compactos, exigem uma dose de cuidado, pois podem comprometer a área livre. O ideal é sempre encostá-lo na parede e escolher modelos de dois lugares. Para não prejudicar o acesso, deixe-o sempre retraído e só quando for ver TV, você pode ampliar a sua base.

 

Foto: Pexels.com

Igualmente para os tipos com pezinhos aparentes, porque não comprometem o desenho do piso, conferindo ainda uma sensação de amplitude da sala.

Dê preferência as cores mais claras!

Quer uma dica especial? Os móveis em tons mais claros deixam o seu ambiente muito mais amplo e dão a sensação de leveza e tranquilidade.

O sofá é o personagem principal e, para conseguir um efeito visual encantador, busque por acessórios que acrescente valor a sua decoração. Quadros, almofadas, tapetes e adornos ajudam a compor um cômodo equilibrado, bem como as plantas que, além de baratas, são eficientes na transformação do clima da casa.

 

Foto: Pexels.com

A cor bege é puro charme e nunca sai de moda! Na foto acima, por exemplo, o sofá e o tapete possuem o mesmo tom, dando um ar de aconchego para o lugar. Da mesma forma, os móveis claros ajudam na composição de um ambiente mais receptivo e agradável.

Preto com muito luxo

Foto: Pexels.com

A tonalidade mais escura pede bastante cautela no momento da harmonização, pois pode criar um clima mais “pesado”, dependendo do excesso de cores. Contudo, se o seu interesse é ter um sofá escuro, abuse da claridade nas paredes, escolha almofadas em tons adicionais e aposte em um bom projeto de iluminação.

Combinação de texturas

Foto: Pexels.com

O tamanho do móvel não deve ser a sua única preocupação. Além disso, dedique-se na escolha do tecido e no mix de texturas que você deseja criar.  E, para te ajudar a encontrar a trama perfeita, separamos alguns produtos em linho e veludo para compor o seu projeto de estofado.

Entre as nossas opções estão a coleção Monza, que possui linhos rústicos diferenciados para o seu móvel: em cores neutras e coloridas, com tramas bem fechadas e encorpadas. Bem como os da coleção Parla, uma alternativa incrível para quem busca elegância e qualidade nos mais diversos espaços.

Os tecidos Império também são pura sofisticação, alternativas perfeitas em veludo que dão leveza e equilíbrio para a sala. Você também pode investir em composições por meio de formas e cores: a coleção Inca evidencia o décor do seu ambiente com itens que valoriza o seu estilo.