Sofás, cadeiras, almofadas, pufes… Todo mundo tem aquele móvel queridinho na casa que precisa de uma reforma para renovar a casa e a primeira coisa a fazer é pensar nas necessidades da sua família para encontrar o estilo perfeito que cabe no seu bolso.
Porém, provavelmente você já ficou perdido na hora de escolher e comprar o tecido certo para o estofado, não é mesmo? São tantas as opções no mercado que é super normal isso acontecer.
Para muita gente, o preço, o modelo e até a cor são os requisitos mais importantes, mas também é preciso avaliar os tecidos para estofados, levando em consideração a forma como o sofá será utilizado na sua casa.
Então confira as dicas abaixo para escolher o melhor tecido de estofado para a sua família.
O Chenille é um dos tecidos para estofado mais confortáveis, já que é bastante macio e aconchegante. Pode ser adquirido em diversas cores e estampas, sua composição inclui algodão, seda e lã.
Muito macio e aconchegante, sua estrutura aveludada já foi campeão dos tecidos para sofá, porém acabou perdendo espaço para outras opções semelhantes que surgiram no mercado.
Um dos motivos foi o acúmulo de sujeira. Como a textura exige cuidado constante, ele pode facilmente encher de pó e pelos nos vincos. Por esse motivo, o tecido não é muito indicado para quem tem problemas respiratórios ou cachorro em casa.
Ideal para quem tem crianças e animais em casa, o Jacquard recentemente voltou a ser tendência em peças de moda, com padronagem complexa e estampada, criada no século XVIII.
É um tecido muito resistente e de fácil manutenção, já que sua trama fechada acumula pouca sujeira e poeira.
Geralmente é um tecido mais caro e pode ser feito com diversos tipos de fio, desde os mais felpudos como o chenille, até os mais finos como a seda, proporcionando um toque de sofisticação à sala.
De propriedades antialérgicas, o Linho tem uma boa permeabilidade e sustentabilidade ecológica. Ideal para dias quentes, é um tecido bonito e elegante que geralmente é feito com tecidos rústicos feitos com uma trama simples ou tela.
Sua desvantagem está na hora de fazer a limpeza. Apesar de absorver menos sujeira do que tecidos como chenille e o suede, não é muito prático para limpar por ser mais sensível.
O ideal aqui é contratar uma empresa especializada para fazer a higienização, mas não se preocupe, mesmo após anos de uso sua cor se mantém inalterada após várias lavagens.
Com um preço intermediário, a Lona é um tecido resistente que não suja com facilidade e ainda dá um toque despojado ao ambiente.
Feita de algodão, sua textura impermeável se difere da sarja, por exemplo, pelo seu tipo de trama mais simples e pode ser limpo de forma mais fácil.
O tecido relativamente confortável tem uma sensação térmica agradável, mas para algumas pessoas pode ser um tanto áspera.
Elegância, conforto e maciez são as melhores definições para combinar com o custo benefício deste tecido.
A sarja é um tecido muito leve e de longa durabilidade. Um dos tecidos ideais para quem deseja dar um toque mais charmoso ao ambiente, sua praticidade na hora da limpeza garante uma longa durabilidade.
Este tecido também é bastante resistente a manchas, o que o torna adequado para cobrir sofás de casas em que há animais de estimação e crianças pequenas.
A seda é conhecida por ser um dos tecidos mais nobres do mundo e simboliza a elegância e o luxo ostentado pelas classes mais altas.
Por ter uma textura mais delicada, ela deve ser dublada, ou seja, ter outro tecido por baixo para encorpar e pode perder sua beleza com muita facilidade se utilizada em ambientes de uso frequente.
O indicado é apostar neste tecido em itens decorativos e almofadas, para prevenir manchas e frustrações, dando aquele toque final refinado para a sua sala de estar.
O mais novo tecido para revestimentos da nossa lista, o suede logo caiu nas graças de muita gente que deixou para trás tecidos igualmente confortáveis como o chenille por ser de baixo custo.
Do tipo de camurça sintética, tem um bom preço e é fácil de limpar justamente por ser feito com fios sintéticos. O ideal é que seja impermeabilizado já que alguns líquidos podem causar manchas.
Sua textura aveludada engana quem acha que ele é feito de camurça, mas é fabricado a partir do poliéster e possui uma enorme variedade de cores e estampas que dão um toque moderno ao ambiente.
Indicado para locais mais frios, o veludo é macio e confortável por possuir pelos curtos e densos, além de ser perfeito para quem procura por aconchego, classe e elegância.
No início era fabricado apenas com fibras 100% algodão, o que acabava deixando o produto final extremamente caro, mas hoje é comum encontrar com outros materiais mais acessíveis, como o poliéster.
O veludo pode ser propenso a sujeira e manchas, então é preciso ficar de olho para manter a limpeza em dia. Ele também não é indicado para quem tem animais, pois um fio puxado pode destruir a trama do tecido.
Na Wiler-K é possível encontrar tecidos para todas as necessidades e gostos, os produtos foram desenvolvidos para serem de fácil aplicação e não fazem sujeira ao serem limpos com pano úmido. Confira:
Mais do que uma área comum, a sala é a recepção de qualquer casa. Por…
Para compor uma sala moderna, cada detalhe importa! E as cortinas são fundamentais neste processo.…
Escolher o móvel perfeito para a sua sala não é uma tarefa simples. Antes de…
A pandemia trouxe um novo olhar da população para dentro de seus lares e, consequentemente,…
O Decora GNT, da Rede Globo, foi ao ar nesta última sexta-feira (18), com mais…
Imóveis com cômodos cada vez menores têm sido bastante frequentes, no entanto, isso não precisa…