Tudo o que você precisa saber para vender seus serviços de decoração de interiores no Instagram

Hoje em dia, divulgar o seu trabalho é muito importante para trazer visibilidade ao seu negócio. O Instagram é uma rede social focada em imagens e isso atrai os arquitetos e designers de interiores, assim como pessoas que buscam por decorações. Tudo parece muito simples quando você é uma pessoa conectada que gosta de interagir […]

5 de abril de 2021 0

Hoje em dia, divulgar o seu trabalho é muito importante para trazer visibilidade ao seu negócio. O Instagram é uma rede social focada em imagens e isso atrai os arquitetos e designers de interiores, assim como pessoas que buscam por decorações.

Tudo parece muito simples quando você é uma pessoa conectada que gosta de interagir nas redes sociais e postar uma selfie ou outra de vez em quando, mas acredite, trabalhar com isso de forma profissional exige muito mais tempo, dedicação e experiência do que você possa imaginar.

Mas não se preocupe! Com algumas dicas que separamos para você, o Instagram será uma excelente vitrine para mostrar todo o seu potencial. Confira:

Elabore um portfólio de qualidade

O Instagram precisa de fotos que chamem atenção, e como o seu feed irá funcionar como um cartão de visitas, é essencial que você catalogue os seus melhores trabalhos de forma clara e organizada, fazendo com que as pessoas se encantem por ele à primeira vista.

Por isso, é essencial que você invista em imagens de qualidade para tornar seu trabalho desejável e fazer a diferença na hora que o cliente rolar a barra do feed.

O ideal é postar principalmente fotografias reais e deixar os projetos em 3D em último caso, ou como um conteúdo de escape entre um poste ou outro para mostrar os bastidores da sua criação.

Tire fotos do ambiente completo para dar uma visão panorâmica para o consumidor final de como ficou aquele projeto. O importante aqui é fazer o cliente sonhar e imaginar que aquele ambiente pode ser o dele. 

Planeje seus conteúdos

Páginas com poucas postagens antigas podem passar uma impressão negativa de abandono para quem ouviu falar do seu trabalho e está buscando seu portfólio nas redes sociais.

Defina uma agenda semanal, ou até mesmo mensal de postagens, e leve em consideração os horários que os seguidores têm maior interação com os posts. Você pode ter acesso à essa informação clicando em “insights”, onde você encontra as informações sobre seu público.

Planeje quais serão os temas, as imagens, os textos e as hashtags que irá utilizar em cada publicação, que deve acontecer pelo menos 3 vezes por semana. Deste modo, você fica despreocupado em ter que pensar em conteúdo todos os dias e garante sua presença ativa no Instagram.

Uma sugestão é que você poste dicas de decoração, fale sobre seu processo criativo, mostre seus trabalhos com fotos bem feitas e mostre os bastidores da sua rotina profissional. Tudo isso ajuda na aproximação com o público.

Utilize as hashtags ao seu favor

Mas, o que fazer caso seus posts planejados não estão tendo alcance? Muitas vezes, o conteúdo é de qualidade e a estratégia é bem formulada, mas o público simplesmente não vê nada disso e o trabalho não rende frutos.

Um dos segredos para ser encontrado nas redes sociais são as hashtags. Elas são uma ótima ferramenta do Instagram que funcionam como um localizador de assuntos. 

Para ser localizado através delas, pesquise as hashtags relacionadas ao seu segmento, estilo e público, como #decoraçãodeinteriores ou #ideiasparacasa. 

O Instagram estipula um limite de 30 hashtags por postagem. Mas não exagere na quantidade: o ideal é que você opte por utilizar, no máximo, 10 hashtags em cada publicação.

Interagindo com os clientes 

Por último, mas muito mais importante, é essencial ressaltar por aqui a importância de interagir com os seus clientes.

O crescimento que gera visibilidade ao seu Instagram está intimamente ligado à quantidade de comentários que os seus posts recebem, portanto, o tempo de resposta a um comentário pode evitar uma crise e até mesmo garantir uma performance melhor em termos de alcance e engajamento.  

Interaja com cada comentário realizado, agradeça a participação das pessoas e fomente o diálogo, mostrando que está atento ao que a sua audiência está respondendo, e assim, criando intimidade.

Recolher depoimentos de clientes também é um fator super importante para alavancar. As opiniões favoráveis são capazes de promover o seu trabalho de uma forma instantânea e natural.

Por mais que você trabalhe bem seus conteúdos, todos querem saber se o produto que você oferece é bom de verdade e um cliente real valoriza o ponto de vista honesto de quem viveu a experiência e amou o resultado.

Faça parcerias com outras marcas

Uma forma de você alavancar suas vendas com serviços de decoração é fazendo parcerias. No Instagram isso pode ampliar muito o seu alcance, principalmente se esses parceiros forem de áreas relacionadas.

Você também pode buscar parcerias com lojas do segmento, como a Wiler-K, que é a maior loja de decoração do Brasil. Isso pode te ajudar a ampliar ainda mais o seu alcance.

Além disso, sempre que usar materiais de marcas como essa no Instagram, tente marcá-las com a @ do perfil de empresa delas ou com uma hashtag. Normalmente, as marcas compartilham esse conteúdo e você pode ganhar seguidores assim.


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